Controle de Jornada: como a telemetria ajuda a administrá-la

O controle de jornada de um motorista envolve questões de várias áreas de uma empresa, como os gestores de frotas, área jurídica e recursos humanos.

Os impactos de uma jornada de trabalho desorganizada e fora do que a lei estabelece podem ser gravíssimos, tanto para a saúde e segurança do motorista quanto para a empresa, que passa a ser passível de incorrer em multas altas.

Saber qual a maneira mais eficiente para controle de jornada também vai de encontro com os impactos que a nova lei 13.103/2015 trouxeram para os motoristas e empresas.

Lendo este artigo você pode compreender melhor como elaborar um meio para controlar a jornada de viagem dos seus colaboradores se adequando ao que a nova Lei dos Caminhoneiros determina. Acompanhe:

A lei 13.103/2015

A lei 13.103/2015, mais conhecida como lei do caminhoneiro, foi criada em atualização à antiga lei 12.619/2012, a qual era bastante criticada, culminando na decisão de uma revitalização que fosse mais favorável ao transporte de carga.

A lei regula a profissão do motorista de maneira mais justa e os divide em duas atividades: a de transporte rodoviário de passageiros e a de transporte rodoviário de cargas.

A nova lei traz alterações em questões como pedágio, perdão de multa e aumento de peso, exames toxicológicos, jornada de trabalho e intervalo, descanso, tempo de espera, repouso semanal, viagem em dupla ou reserva, locais de espera, prazo para carga e descarga, fretes e demais direitos do motorista.

Cada detalhe da nova lei apenas poderá ser cumprido com um controle de jornada que seja realmente eficiente. Afinal, como manter assegurados todos os direitos e deveres do motorista em trânsito?

Os problemas pela falta de controle da jornada

Os problemas mais comuns no controle da jornada acontecem justamente pelo modo arcaico dos reguladores utilizados, como papeletas, diários de bordo e demais documentos que podem ser adulterados pelos motoristas sem grandes dificuldades.

A responsabilidade da realização do controle de jornada é expressamente do empregador, de acordo com a lei 13.103/2015, mas as irregularidades encontradas podem acarretar em problemas tantos para os donos de frota quanto para os motoristas. As penalidades podem variar entre multas e até a suspensão de licenças.

Como a telemetria ajuda no controle da jornada

A única forma de garantia de que o controle de jornada será eficiente de fato, é com o uso da tecnologia, por exemplo, com o uso da telemetria.

A telemetria permite o envio de informações do veículo em tempo real para a central, o que elimina a possibilidade de alteração nos dados reais sobre as horas de descanso, tempo de espera, direção e ainda auxilia no controle de horas extras dos motorista.

Basta que um dispositivo pequeno seja instalado no veículo para que as informações sejam transferidas ao gestor da frota, independentemente da distância entre os dois. Basta que o gestor tenha um computador, celular ou tablet com acesso à internet.

Com o auxílio da telemetria é possível saber a quilometragem alcançada pelo veículo, verificação de falhas ou perda de potência do carro, acompanhamento do trajeto e localização do motorista e demais informações fundamentais para um controle de jornada que funcione de verdade.

Ainda, por meio da telemetria, é possível garantir a redução do consumo de combustível de toda uma frota de veículos e identificar quais são os motoristas que necessitam de treinamento para uma maneira de direção mais econômica.

Para que você entenda mais sobre o assunto, o palestrante, instrutor de Mecânica, Condução Extra Econômica e coach Luiz Antonio Pigozzo disponibilizou para download gratuito o capítulo introdutório do seu livro Consumo de combustível. Aproveite!

Outros Artigos

consumo de combustivel

Principais dúvidas e tudo que você precisa saber sobre telemetria

A Telemetria é uma solução de gestão, que ajuda a conhecer o comportamento dos motoristas no volante e os pontos que geram mais desperdício. Vamos explicar as principais dúvidas, pergunta dos gestores de frota, o que é, enfim, tudo sobre telemetria e como funciona.

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?