A direção econômica é um conjunto de técnicas que proporciona redução do consumo de combustível, aumento da vida útil das peças, maior segurança ao motorista e passageiro, respeitando as normas de trânsito.
Uma condução econômica baseia-se na maneira correta ao dirigir, usando conhecimentos do motorista, técnicas de melhor desempenho, controle de giro, uso da inércia do veículo à favor da condução, maior previsibilidade na via, dentre outros. Tudo isto, aliado à tecnologia de telemetria promove a diminuição da média de consumo de combustível do veículo e de toda a frota.
Para tanto, em uma operação econômica, o veículo deve ser conduzido de uma forma previdente, evitando-se acelerações e frenagens frequentes e desnecessárias. O giro do motor deve estar compatível com as condições de trafego e peso, respeitando a faixa econômica o maior tempo possível.
O estilo de direção do motorista, de acordo com orientações obtidas e os maus hábitos automatizados adquiridos com o tempo, determinam o consumo de combustível e vida útil de pecas e componentes do veículo.
Assim, a condução econômica ganha cada vez mais importância na participação da redução de custos e no aumento da disponibilidade da frota, sobretudo, em tempos de busca pela economia e melhoria na qualidade do ar que respiramos.