Como a Telemetria ajuda a reduzir os custos na operação?

A queda nas receitas, a dificuldade para o reajuste dos insumos e o aumento constante dos custos operacionais, e, diversos outros fatores, tem penalizado muito o segmento de transporte no Brasil. Pensando nisso, iniciamos uma série de vídeos sobre o assunto, e, o primeiro é “Como a telemetria ajuda a reduzir os custos na operação.

 

O objetivo é te dar dicas para sobreviver diante de tantos custos, tornando sua operação segura, econômica e eficiente. Olha só:

 

 

O que é telemetria?

 

Bom, falamos direto em nossos conteúdos, então acredito que você já tenha visto. Em resumo, é uma tecnologia embarcada no veículo, que faz o espelhamento em tempo real da operação, que geralmente é cega, pois acontece totalmente fora do campo de visão do gestor de frota.

 

Com a telemetria, o gestor da garagem terá condição de saber não somente onde os veículos estão, mas também como estão sendo operados. Esta tecnologia monitora a localização do veículo e o comportamento do motorista na direção. Neste post explicamos com mais detalhes.

 

Relatórios da telemetria

 

Com uma boa telemetria implantada, você terá um controle preciso de onde estão ocorrendo desperdícios na operação. Você será capaz de saber exatamente quais os condutores mais eficientes, os intermediários e os com pior desempenho.

 

Todos esses dados, são compilados em relatórios de gestão que mostram exatamente como está a operação em campo. Você saberá exatamente os pontos que contribuem para aumentar os custos na operação.

 

A partir desses relatórios, você terá o controle completo dos custos, como por exemplo:

 

  • Consumo e média de combustível;
  • Desgaste de peças;
  • Operações de risco;
  • Aumento do controle de manutenções;
  • Eliminação das manutenções corretivas, entre diversos outros.

 

Rotina de acompanhamento da telemetria

 

Após instalar o hardware em todos os veículos, é hora de acompanhar os dados que estão sendo transmitidos para o sistema de gestão. É fundamental criar uma rotina de acompanhamento da telemetria, que geralmente é feita pelo CCO.

 

Então, tenha pessoas exclusivas para gerenciar os dados, tratar as melhorias e manter a eficiência em alto nível operacional. Os dados são transmitidos automaticamente, mas o plano de ação para as melhorias é traçado pela equipe com base no desempenho dos motoristas em campo.

 

Tendo uma rotina de acompanhamento, você vai perceber que a telemetria é um grande investimento, que não somente se paga, mas retorna ao caixa da empresa valores da economia dos desperdícios.

 

Esse setor específico para tratativas da telemetria foca nos dados operacionais, onde:

 

  • Reúnem e discutem diariamente as dificuldades e as melhorias necessárias;
  • Verificam a necessidade de reciclagem dos condutores;
  • Criam planos de incentivo;
  • Aplicam medidas administrativas, e muito mais.

 

Em suma, a telemetria traz uma grande vantagem competitiva para a garagem, além de organizar e tornar conhecida a operação. A telemetria ajuda a reduzir custos na operação.

 

Em breve publicaremos o próximo vídeo da série, explicando com mais detalhes sobre essa tecnologia. Acompanhe conosco e se quiser que a gente fale sobre algum assunto específico é só escrever nos comentários.

 

Até a próxima.

Outros Artigos

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?