Reduzir o consumo de Diesel ou combustível é um objetivo para muitas frotas de hoje. O consumo de combustível é influenciado por uma série de fatores controláveis e incontroláveis. A começar pelos pneus, podemos falar que eles afetam diretamente no consumo de combustível. A resistência ao rolamento de um pneu diminui durante sua vida útil, pois fica mais leve e rígida. Como há bem menos borracha, há também menos calor aplicado. Testes feitos pelas grandes empresas de pneus indicaram que quanto mais tempo um pneu dura, menor a resistência média ao rolamento e assim uma ruim manutenção ou a ausência dela afetará negativamente o orçamento de combustível.
Outro fator que contribui diretamente para o alto consumo de diesel em frotas é quando são aplicadas práticas incorretas na direção. Freiadas bruscas ou acelerações em excesso e desnecessárias podem contribuir diretamente para o aumento neste consumo. É interessante investir em treinamento e aulas práticas de direção defensiva para os motoristas de frotas.
Escolher postos de abastecimentos confiáveis é um ponto importante a abordar, visto que combustíveis adulterados podem trazer malefícios ao próprio veículo. Para quem quer manter o consumo de diesel dentro do planejado, é importante conhecer a qualidade do combustível e checar se o valor final estará correto após o abastecimento.
A falta de planejamento da rota de sua frota contribui diretamente para o aumento no consumo de diesel, afinal é muito comum em algumas vias de circulação de frotas a existência de congestionamentos. Uma opção para evitar os congestionamentos é a utilização de aplicativos de trânsito, que indicam os melhores caminhos e mostram quando há retenção no trânsito também. Um bom planejamento dos trajetos que cada veículo de sua frota irá percorrer, incluindo as paradas e os postos de abastecimento podem contribuir consideravelmente para a economia de diesel. Optar pelos melhores horários onde o trânsito flui melhor, e definir os motoristas mais experientes para as rotas onde pode ser preciso se adequar diante alguma situação de emergência também contribui. Atualmente, existem aplicativos que também controlam os motoristas, indicando seu comportamento no trânsito além de ser em tempo real.
Além de todos esses fatores, não poderia ficar de fora a manutenção dos veículos da frota. A falta de manutenção contribui consideravelmente para o aumento no consumo de combustível.