Conta-giros: a ferramenta de trabalho do motorista

Entenda como obter a maior eficiência do veículo utilizando corretamente as faixas de condução

Para aplicar as estratégias de economia de combustível de forma mais precisa, é importante entender como funcionam as faixas de condução do veículo. Por isso, saber como operar em cada faixa é fundamental para reduzir o consumo de diesel e potencializar os recursos do caminhão e do ônibus.

Cada faixa do conta-giros tem um objetivo e um consumo diferente. Permanecer na faixa errada significa consumir mais óleo diesel e aumentar o desgaste das peças. Então, queremos que seus motoristas obtenham o máximo de desempenho com o menor consumo de combustível.

Para atingir o ponto de maior eficiência do caminhão ou do ônibus, é muito importante que o motorista fique de olho no conta-giros, que além de indicar rotação, tem a função de minimizar o consumo de combustível, priorizando o desempenho, através da indicação da rotação de torque máximo e potência máxima.

Queremos te ajudar a reduzir cada gota de combustível que é desperdiçada na sua frota, em cada detalhe. Que tal, então, saber mais sobre cada faixa e como utilizar elas? Confira!

Faixa verde

Se você já vem adotando as práticas de direção econômica na sua frota, com certeza já deve saber que esta é a faixa que o motorista deve buscar permanecer por mais tempo, isso porque a área verde é a faixa ideal de rotação do motor, onde o torque surge com maior intensidade.

O torque significa o esforço que o motor faz para movimentar o veículo, quanto maior o esforço, maior o consumo, e vice-versa. Esta é a melhor área de trabalho quando o veículo está em aceleração. Quando o ponteiro do conta-giros está na área verde, significa que o veículo está se movimentando com a marcha certa, com o esforço correto e consumo de diesel ideal.

DICA – Nas trocas de marchas, em aclive, acelere até o ponteiro atingir o início da faixa amarela, para que, ao fazer a troca, a rotação do motor não caia abaixo da faixa verde.

Toda a parte demarcada em verde é a área econômica, mas dentro desta faixa há um ponto em que o consumo é ainda menor, chamamos este ponto de extra econômico. Funciona assim: divida a área verde em três partes, a primeira parte é o ponto da faixa verde que é possível obter mais economia.

Quanto mais tempo o ponteiro do conta-giros ficar dentro da faixa verde e na parte extra econômica, mais o veículo terá eficiência com o menor consumo de diesel.

Faixa Amarela

Esta é uma faixa de alto consumo, o indicado é que seja utilizada apenas em situações específicas que precisam de mais giro no motor. Caso contrário, será um consumo de diesel desnecessário.

Entre os motoristas, alguns rótulos foram criados induzindo a erros, como por exemplo, subir mais rápido e com giro alto para economizar combustível. Na prática, isso vem se mostrando o contrário: se ele subir um morro no giro dentro da faixa verde, terá uma economia significativa em um tempo quase similar ao que gastaria dentro da faixa amarela.

Dessa forma, o indicado para uma direção econômica é que o ponteiro não permaneça muito tempo dentro da faixa amarela, exceto em situações como:

  • Freio Motor: é um freio auxiliar operado na faixa amarela, onde se reduz a uma marcha mais forte para segurar o veículo em descidas e ele ir desacelerando. Nesta situação, o consumo de combustível é zero, uma vez que o acelerador não está acionado, e, o principal benefício é a redução do uso do freio pedal, evitando assim a sobrecarrega do sistema pneumático.
  • Inércia: em situações de inércia também é permitido permanecer na faixa amarela, dado que o veículo está em movimento, engrenado e o acelerador não está acionado. Então o consumo de combustível é zero.

DICA – Em ultrapassagens, geralmente é necessário colocar mais giro no motor para entrar na área de potência, o indicado é permanecer o tempo necessário dentro da área amarela e retornar a faixa verde imediatamente, não consumindo combustível além do que precisa.

Faixa Vermelha

A faixa vermelha do conta-giros é uma faixa de perigo, a sugestão é que não seja utilizada em momento algum, nem acelerando nem desacelerando, porque quando o ponteiro vai até esta faixa o motor é tirado de sincronismo, correndo assim o risco de causar uma série de danos.

Geralmente, são danos irreversíveis ao motor. Em alguns tipos de motores eletrônicos existem sensores de proteção que impedem que isso aconteça, cortando o fluxo de combustível. Mas não é bom correr este risco, não é?!

Agora que você já sabe como é importante dirigir na faixa de condução adequada, compartilhe essas dicas com os motoristas da sua frota, assim eles saberão quais os momentos corretos em que se pode tirar melhor proveito da força e da potência do motor, e assim, consumir menos combustível.

Por fim, me diz se gostou das dicas deste artigo, é só deixar seu comentário logo abaixo. Obrigado por ler até aqui, até a próxima!

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