Veja os benefícios do uso do Freio Motor

O uso do freio motor é indispensável para uma direção segura e econômica. Saber utilizar esse mecanismo fará com que você reduza o número de manutenções do veículo, seus motoristas dirijam com mais segurança e ainda economizando óleo diesel.

Para isso, basta utilizar o motor do veículo para auxiliar na frenagem. Assim, o próprio motor retardará a velocidade das rodas, reduzindo a velocidade sem que seja necessário acionar o freio pedal continuamente.

Esse sistema de frenagem ainda é motivo de dúvidas para muitos motoristas, por isso, esse entendimento possibilitará a sua equipe adotar práticas que prolongam a vida útil do sistema de freio do caminhão e do ônibus.

Muitos ainda acham que o freio motor consome mais combustível, desgasta peças ou força o motor, mas é exatamente o contrário. Neste texto, vou te explicar tudo. Acompanhe comigo para entender melhor o funcionamento!

Como usar o freio motor?

Freio motor, top brake, retarder, telma, cada fabricante denomina esse sistema de frenagem de uma forma diferente, mas a funcionalidade é basicamente a mesma em todos: usar a potência do motor para controlar a velocidade do veículo.

Acionamento do freio motor

Ele é acionado quando você tira o pé do acelerador, reduzindo a velocidade usando o funcionamento do motor para segurar o veículo. Ao ativá-lo, o sistema forçará a frenagem de todo o conjunto de tração do veículo.

Em alguns modelos, ele é acionado automaticamente com o freio normal, mas em outros precisa ser manualmente ativado com um botão no painel ou alavanca perto do volante, então confira no manual do seu veículo a forma certa de acionamento.

Mantenha o conta-giros na rotação ideal

Para manter uma boa eficiência do freio motor, é importante manter a rotação ideal, que é na parte demarcada em amarelo no conta-giros. Isso fará com que tenha maior eficiência de frenagem.

É muito importante estar na rotação certa do motor, assim manteremos o fluxo do líquido de arrefecimento que vem do motor constante, refrigerando todo o conjunto e mantendo a eficiência máxima por todo o tempo.

Quanto maior a rotação do motor, melhor ele vai segurar na descida sem sobreaquecer as rodas. Utilize o pedal do freio para manter o giro dentro dos limites, mas não acione de forma constante.

Deixe sempre o veículo engrenado

Ainda é uma mania entre os motoristas desengrenar o veículo em descidas, se isso acontece também com sua equipe, é bom orientá-los imediatamente que esta é uma prática muito perigosa na direção e consome muito mais combustível do que imaginam.

O freio motor funciona quando há marcha engrenada, e não se preocupe com o consumo de combustível, porque o motorista não estará acionando o acelerador, a velocidade será mantida com a própria força da gravidade. Isso significa que ele estará em inércia com consumo zero de combustível.

A vantagem é que, além de tornar a condução mais segura, você poupa óleo diesel com essa ação, retardando a velocidade nas rodas sem consumir combustível.

Benefícios da utilização do freio motor

De antemão, ao contrário do que muitos motoristas pensam, o freio motor traz muitos benefícios, tanto para o veículo quanto para a segurança do motorista.

O poder de frenagem do freio motor é alto, ele foi projetado para ter força ao operar na redução da velocidade, sem danificar componentes nem consumir combustível.

Separei alguns dos principais benefícios, veja só:

1- Não aquece as lonas de freio

Com o próprio motor controlando a velocidade do veículo, você vai perceber que não será necessário usar o freio de serviço, pois já estará na velocidade adequada para a descida. Com isso, as lonas de freio são preservadas, pois são menos utilizadas, aumentando a vida útil de todo sistema, como do talão do pneu, catraca, eixos, etc.

Pisar o tempo todo no pedal do freio pode provocar superaquecimento dos componentes e, em alguns casos, deixá-lo sem freio.

2- Aumenta a vida útil dos componentes

Ao controlar a velocidade do veículo sem utilizar, ou minimizando muito a utilização, do freio de serviço, reduzimos o desgaste tanto dos componentes do sistema de frenagem quanto a temperatura do conjunto dos freios.

As pastilhas, lonas, discos e tambores duram mais quando esse uso se torna um hábito. Estima-se que aumenta em até 4 vezes a vida útil do sistema de frenagem, então seus custos com manutenção e reparação vão reduzir significativamente.

3- Economiza combustível

Como já te falei, ao contrário do que alguns acreditam, usar o freio motor não gasta combustível, e sim economiza. O consumo de combustível é cortado no momento que o motorista tira o pé do acelerador. O veículo estará em inércia.

4- Não prejudica os outros componentes do motor

A utilização do freio a motor não prejudica a embreagem, o motor ou qualquer outro componente, porque o veículo foi projetado para utilizar esse sistema de frenagem justamente para preservar outros componentes.

Além disso, ele pode ser visto como um sistema auxiliar de segurança e controle do veículo. Isso porque, em trechos de descida longos ou acentuados, o freio comum corre muito mais riscos de ter problemas em razão do superaquecimento do sistema.

Embora o freio motor seja um sistema de funcionamento bem simples, é importante que seus motoristas utilizem de maneira eficiente. Então compartilhe com eles essas dicas de boas práticas de uso.

Agora, se você quiser ter mais controle do comportamento do motorista na condução, temos soluções que conseguem te ajudar, te mostrando se eles estão utilizando as situações de inércia, estão forçando o motor do veículo em determinadas situações, estão utilizando muito o freio de serviço, e por aí vai. Saiba mais com um de nossos consultores clicando aqui.

O que achou deste artigo? Conseguimos derrubar os mitos que envolvem o uso do freio motor e convencer você da sua utilização? Me conta o que achou nos comentários!

Outros Artigos

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?