Saiba como aumentar a durabilidade da embreagem

Dirigir de forma econômica envolve vários fatores, usar corretamente a embreagem é um deles. Saber utilizar os recursos do veículo de modo a otimizar o seu funcionamento, está diretamente ligado a redução dos custos de manutenção e desperdícios de combustível.

 

Você já sabe que a embreagem é um dos pedais mais acionados nos veículos manuais, não é? E por ser muito utilizado, seu desgaste tende a ser mais rápido que os demais, mas, tem algumas formas de aumentar sua durabilidade, é sobre isso que vou falar neste artigo.

 

Separei algumas dicas para te ajudar a prolongar a vida útil, evitando o desgaste prematuro da embreagem. Já pegou o caderno para anotar tudo para o treinamento dos motoristas? Então vamos lá!

 

1. Solte o pedal da embreagem suavemente

Para evitar o desgaste prematuro do disco de embreagem, solte o pedal da embreagem suavemente, para não causar “trancos” no veículo. Soltando devagar, você permite que ligação da embreagem junto ao motor seja feita de maneira suave, sem sobrecarregar o sistema a ponto de prejudicar o funcionamento de alguns componentes, como o próprio disco.

 

2. Acione apenas 1 vez o pedal da embreagem

Alguns motoristas tem o hábito de pisar duas vezes no pedal da embreagem, isso não é necessário. Os veículos atuais contam com caixa de marchas sincronizadas, oferecendo engates mais precisos e suaves.

 

3. Evite dirigir com o pé sobre o pedal da embreagem

Este é mais um hábito na direção que precisa ser eliminado. Descansar o pé sobre o pedal poderá causar o desgaste prematuro do sistema.

 

4. Evite troca de marchas desnecessárias

Os motores modernos oferecem faixa de torque plana e é possível manter uma marcha por mais tempo dentro da faixa econômica.

 

5. Não segure o veículo na embreagem

Em uma rampa, por exemplo, use o freio de mão para auxiliar no arranque do veículo. Segurar na embreagem também prejudica o disco. Evite utilizar a embreagem como freio, pois acioná-la sem necessidade pode aquecer o equipamento e exigir demais dos componentes.

 

6. Não mantenha a embreagem acionada quando o veículo estiver parado

Uma situação bem comum de uso indevido da embreagem é em momentos de arranca e para no trânsito, alguns motoristas preferem manter o veículo engrenado e com o pedal da embreagem acionado.

A dica que damos é que quando o trânsito estiver congestionado e o veículo estiver parado, não fique com a embreagem acionada, o veículo pode ficar em ponto morto se não estiver em movimento. Ficar com o carro em funcionamento parado e com o pé na embreagem força o sistema desnecessariamente.

 

7. Não faça “repiques” no acelerador

Esta última dica influencia indiretamente na embreagem, mas está estritamente ligada ao consumo de combustível: são os famosos “repiques” no acelerador para realizar a troca de marchas. Isso gerará um consumo desnecessário.

 

Como incluir essas dicas na rotina dos motoristas?

 

A condução segura e econômica é a junção de várias práticas, como uso da inércia, uso correto das faixas de rotação do veículo, uso correto do acelerador e várias outras técnicas. Mas não adianta nada ter todas essas dicas se os motoristas não utilizarem. A gente sabe que mudar hábitos de direção requer tempo e só é fixado com o hábito.

 

Por isso, é muito importante ter formas de alertá-los quando esses “vícios” de direção aparecerem. Tente manter um cronograma de treinamentos para compartilhar essas dicas, quadro de gestão a vista é outra ferramenta bem legal que nossos clientes têm utilizado para alcançar bons resultados.

 

Mas se você quiser deixar esses alertas automáticos, temos uma solução superinteressante, o Rotograma Falado. Quando um motorista mantém o pedal da embreagem acionado por um tempo superior ao limite estabelecido, um alerta sonoro é emitido no painel do veículo, lembrando-o que ele está agindo de forma contrária as técnicas corretas de direção econômica.

 

Enfim, essas são as dicas que eu queria te passar para você alcançar mais eficiência com seu veículo.

 

Mas é claro que uma área de conhecimento tão ampla não pode ser resumida apenas neste texto. Se quiser aprofundar mais no assunto, você pode bater um papo com os nossos técnicos, é só chamar a gente, teremos o maior prazer em conversar mais sobre o assunto com você.

Outros Artigos

Gestão de Frotas

Estratégias para sobreviver na crise e manter a gestão de frotas competitiva

Situações de crise representam um desafio não só no gerenciamento de equipes remotas, mas também na parte financeira. Manter o equilíbrio econômico é fundamental para garantir a sobrevivência, é preciso ter estratégias de contingência para garantir que o impacto seja o menor possível. Confira estratégias para sobreviver na crise!

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?