Investir em tecnologias para otimizar a gestão de frotas não é a única forma de se manter competitivo. Treinar e manter a motivação da sua equipe de motoristas também são elementos chave da competitividade, tanto no transporte de cargas quanto de pessoas.
Já falei anteriormente nesse post sobre como criar um processo interativo para seu time, com a gameficação da condução. Então, no texto de hoje, quero abordar técnicas que te ajudarão a criar treinamentos periódicos, para manter todos envolvidos com os objetivos da sua empresa, afinal, o custo de ter um motorista desmotivado ou despreparado é alto.
Ter um motorista experiente não deve ser a única preocupação de um gestor. Este profissional deve ser treinado para ser capaz de lidar com situações adversas do dia a dia. Quanto mais treinamentos eles receberem, maior será a capacidade de executar suas tarefas com assertividade, e, como consequência, reduzirão os custos com manutenção e combustível, pois estarão realizando a direção dentro dos padrões corretos.
Então vamos às dicas para colocar os treinamentos em prática.
Identifique as principais demandas e necessidades do seu time
Um bom treinamento só é efetivo se tem valor para o público que está recebendo as informações. Para levantar os temas importantes, procure sempre fazer o levantamento dos assuntos que seu time gostaria de ver, as principais dificuldades que estão tendo no dia a dia e o que gostariam de aprender. Inclua também na agenda os treinamentos que você acha interessante, para que eles desenvolvam as habilidades desejadas por sua empresa, e, os que são obrigatórios para o segmento.
Alguns exemplos de treinamento são:
- Treinamento em simuladores
- Curso de direção defensiva
- Curso MOPP
- Curso de direção segurança
- Orientação para direção econômica
Vale a pena pesquisar para saber, de fato, quais são suas necessidades e dúvidas. Afinal, os treinamentos serão pensados para atendê-los e melhorar sua performance.
Elabore um treinamento a linguagem adequada da equipe
É valioso entender qual a linguagem é melhor recebida pelas pessoas que estarão na turma. Não adianta abordar o melhor tema se não conseguir traduzir da maneira que eles entenderão e conseguirão enxergar benefício na sua rotina.
Certifique-se de que seja didático, objetivo e eficiente, caso contrário seus resultados podem não ser atingidos.
Repasse as técnicas de direção
Revise táticas de direção defensiva, de direção econômica e direção segura. Por mais experiente que seja um motorista, reciclagem e aperfeiçoamento constante nunca são demais.
Compartilhe técnicas, mesmo que sejam simples, pode ter alguém que não sabe. Uma dica interessante também é repassar dando exemplos, como o uso da inércia, que é uma condução com consumo tendendo a zero, quanto mais se pratica, mais economia de combustível se gera.
E onde existem áreas de inércia?
Muitos acham que inércia é só quando está descendo um morro sem acionar o acelerador, mas não é apenas isso. Existem outros pontos importantes, que se praticados com eficiência podem aumentar significativamente o índice de inércia, como por exemplo, os quebra-molas e semáforos. Quantos deles existem na sua rota? Se em todos eles, você parar de acelerar cerca de 50 a 100 metros antes, o veículo atingirá a inércia. Juntando ao longo do dia essas duas situações mais as decidas, somarão vários quilômetros de inércia.
Oriente-os para gerenciar os riscos
A atividade do transporte de cargas e de pessoas envolve uma série de riscos, e por isso, a função de um condutor é de muita responsabilidade. Durante o treinamento, é importante apresentá-los, comentar quais são as situações de perigo mais comuns, assim como o que pode ser feito para lidar com elas.
A ideia é que os motoristas estejam preparados para agir em caso de emergência e aprender a controlar as ameaças, tornando-se verdadeiros especialistas em gerenciar riscos na direção.
Como incentivar e manter o engajamento após o treinamento
O treinamento de motoristas deve ser uma rotina frequente para alcançar a redução de custos de manutenção e de combustível. Mas, para que eles se sintam motivados e não encarem essa atividade como obrigação, é importante criar políticas de incentivo na empresa.
Sistemas de pontuação e recompensas são excelentes maneiras de promover esse engajamento. Aqui na SS Telemática por exemplo, usamos o Gold Driver, uma solução que cria um ranking com os melhores motoristas, assim fica mais fácil e prático identificar quem são os destaques para premiá-los.
Pode apostar que ter um bom sistema de gestão e ter motoristas capacitados são grandes diferenciais de competitividade. Afinal, profissionais devidamente qualificados são os mais propícios a diminuir os custos e a usar adequadamente os recursos da empresa, e com um software você conseguirá mensurar isso.
Quer saber mais sobre como fazemos com nossos clientes aqui na SS? Então vem falar com a gente e descobrir como podemos te ajudar.