Gameficação da Condução: Como identificar os melhores e piores condutores

Você já parou para avaliar a performance dos seus motoristas? Esta análise é superimportante para saber o desempenho do seu time e da sua frota. Quanto mais eles estiverem engajados, mais motivados estarão para gerar eficiência e economia na condução.

 

Além disso, saber quem são os piores e melhores motoristas pode resultar em uma cultura de incentivo na empresa. Seja fazendo competições internas com a finalidade de buscar maior redução de custos ou para elevar a produtividade dos funcionários, ter esses dados trazem as vantagens de repensar a gestão da equipe.

 

E é isso que nosso módulo Gold Driver propõe para todos os usuários. Ter uma diminuição nos desperdícios de combustível provenientes de formas inadequadas de direção, através da gameficação da condução.

 

Que tal te darmos algumas dicas de como potencializar o desempenho da equipe de motoristas da sua empresa? Separamos pontos interessantes que utilizamos com nossos clientes, com resultados comprovados, confira abaixo.

 

Invista em treinamento e capacitações

 

O treinamento de motoristas é o passo inicial para a redução de custos. A maneira mais rápida de melhorar os resultados é mudando hábitos de direção. É possível economizar o desperdício de combustível:

 

  • Melhorando a forma de acelerar e frear;
  • Aproveitando as condições da via de inércia;
  • Não deixando o veículo ligado desnecessariamente;
  • Utilizando os recursos do veículo corretamente, entre outros.

 

Com as instruções corretas de direção e monitoramento das atitudes no volante, a economia é instantânea. Por isso, o treinamento é imprescindível para desenvolver as habilidades necessárias de um bom motorista.

 

Então, invista na capacitação do seu time, mostre os padrões ideais de condução para sua empresa e explique o porquê cada item é importante, assim eles se sentirão peça chave no processo e trabalharão duro para alcançar os objetivos.

 

Crie desafios em troca de premiações

 

Os desafios normalmente estimulam a conquista de bons resultados. Crie metas plausíveis para os motoristas, com faixas de pontuação, e, oriente-os sempre nas falhas para que consigam corrigir imediatamente, isso faz com que não desviem o foco da meta.

 

É sempre importante incentivar as boas práticas, elas servirão, inclusive, de exemplo para os outros motoristas. Afinal, mais do que a punição para as imprudências, políticas de premiação para condutores com melhores índices têm se mostrado mais eficaz no aumento da eficiência da frota e na retenção dos bons profissionais.

 

Ranking dos melhores condutores

 

Para motivar o time e eles não encararem esses novos padrões de condução como algo que vai engessar a rotina deles, é importante criar políticas de incentivo.

 

E para isso, um ranking dos melhores motoristas é uma estratégia bem legal. Sistemas de pontuação e recompensas são excelentes maneiras de promover engajamento.

 

 

Você pode estabelecer critérios como os que economizaram mais combustível, tiveram redução no número de manutenção, cumpriram as escalas dentro dos horários programados, entre outros. Classifique-os do melhor para o pior e premie os primeiros que atingiram as melhores pontuações.

 

Dê treinamentos de reciclagem

 

Para manter a competitividade e qualidade no serviço, é fundamental garantir que os seus motoristas estejam sempre atualizados com as melhores práticas e utilizando elas diariamente.

 

A partir do ranking, você saberá quais condutores atingiram as menores pontuações e precisam passar por treinamentos de reciclagem. Rever os conceitos é necessário para fixação do conhecimento nos padrões de condução.

 

E lembre-se: ter um motorista experiente não deve ser a única preocupação de um gestor. Este profissional deve ser treinado, e se necessário treinado novamente, para ser capaz de lidar com situações adversas no dia a dia da direção.

 

Deixe a condução interativa

 

Quanto mais interativa a condução, mais fácil e dinâmico será para os motoristas. Crie uma competição saudável entre o time, e, nada melhor para engajar e gerar performance do que um jogo. Gamefique sua operação, vai por nós, funciona!

 

 

Você pode apostar também em tecnologias de gestão de frotas para servir de suporte para mudanças de comportamento no dia a dia. Os alertas sonoros são uma ótima ajuda nisso, vão lembrar sempre o motorista de se manter seguro, econômico e com atenção na via.

 

Com essas dicas, ficará mais fácil motivar sua equipe, basta apenas otimizar o trabalho de todos e investir neles. Esses pequenos detalhes podem fazer toda diferença no resultado da sua gestão de frota.

 

Ah, e uma dica final para fechar com chave de ouro a performance dos motoristas: para que os índices dos condutores sejam acompanhados com precisão, a implantação de um sistema de controle da frota, com a captação de dados via telemetria é fundamental para otimização da economia.

 

Conheça nosso módulo Gold Driver e reduza os desperdícios de combustível com seu time de motoristas!

 

 

Outros Artigos

Software

Como a tecnologia traz eficiência na gestão de frotas?

A tecnologia pode trazer eficiência na gestão de frotas. São inúmeros recursos desenvolvidos para facilitar a rotina, melhorando a comunicação, agilizando a realização de atividades, a redução de custos, automatizando processos manuais, além de uma série de outros benefícios.

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?