Como o Dashboard auxilia na gestão de frotas

Entenda como minimizar tempo de resposta e ganhar agilidade na gestão com um Dashboard de Gestão especializado em segurança, economia de combustível e redução de manutenção dos veículos.

 

O Dashboard é uma plataforma gestual que integra todos os dados da operação em um único lugar. Ele auxilia na automação, armazena as informações do negócio e ainda possibilita uma visão dos resultados alcançados por veículo e motorista, apresentados em forma de gráficos e tabelas que são dinâmicos.

 

Essa solução possui grandes funcionalidades e permite às empresas integrarem as operações e resultados dentro do um painel de gestão. Indicadores de inércia, controle de consumo de combustível, condução do veículo, faixas de rotação e várias outras informações são compiladas nesta plataforma interativa.

 

Além disso, a análise de indicadores estratégicos fica muito mais ágil, pois as informações de performance são dinâmicas e fáceis de interpretar, subsidiando à tomada de decisão.

 

As vantagens de ter um Dashboard para gerir a frota

 

Os custos logísticos também compõem uma boa parcela dos seus gastos? Esse é um dos principais motivos para que as empresas do setor busquem formas de otimizar e automatizar as operações.

 

Para que você possa reduzir seus desembolsos com manutenção e consumo de combustível, é primordial analisar o desempenho dos motoristas e veículos detalhadamente. Para que isso seja ágil, o dashboard é uma ferramenta de grande ajuda neste processo. Confira algumas vantagens.

 

Melhor planejamento

 

Empresas que atuam no transporte logístico estão sempre focadas em melhorar o planejamento para otimizar recursos. Melhorar trajetos, evitar rotas perigosas, diminuir os custos de pedágios e manutenções da frota, fazer viagens mais direcionadas entregando mais qualidade; isso e várias outras melhorias são fáceis de serem visualizadas nos gráficos do painel de gestão.

 

Medir o desempenho dos motoristas

 

É possível analisar individualmente como os motoristas estão conduzindo os veículos, quem está deixando o veículo ligado na garagem sem estar em movimento com mais frequência, quem está acionando o acelerador sem necessidade, quem está dirigindo dentro das faixas ideais de consumo, etc.

 

Saber o desempenho da frota

 

Com as informações disponibilizadas no dashboard, você consegue saber como está o desempenho da sua frota e qual veículo está mais propenso a ter problemas de manutenção, e assim agir previamente na correção dos gargalos.

 

Um exemplo disso são as informações de inércia, que mostram o quanto o motorista aproveitou as situações em que o veículo permanecesse em movimento sem que fosse necessária aceleração, com consumo nulo de combustível. Se este número estiver bem abaixo do ideal e o motorista agiu conforme os padrões de direção, é possível que o veículo esteja com folga no pedal do acelerador ou com problema na mola de embreagem.

 

Reduzir gastos com combustível e manutenção

 

Quando você padroniza a operação e analisa o desempenho, você consegue enxergar com mais facilidade e de forma pontual onde estão os pontos que precisam de atenção. Com todos trabalhando dentro dos padrões de condução, e principalmente, praticando direção defensiva, com certeza sua empresa reduzirá o consumo de combustível.

 

No dashboard, essa análise é feita com vários indicadores de controle de consumo de combustível, que vão te mostrar quais veículos estão mais econômicos, quais estão sendo utilizados de forma imprudente, quais estão descalibrados, e por ai vai.

 

Indicadores de Gestão

 

Com um dashboard especializado, os dados são transformados em informações importantes, em Indicadores de Gestão. Interpretar todos esses números em uma forma gráfica deixa a análise de dados muito mais proveitosa.

 

Esse controle inteligente da operação é traduzido em diversos indicadores, como:

 

  • Inércia: consumo de combustível é zero;
  • Faixa extra econômica: é a ideal para condução, quanto mais tempo o veículo rodar neste ponto, menos vai consumir;
  • Veículo ligado parado ou acelerando parado: mostram os registros de desperdício de combustível;
  • Frenagem e aceleração brusca, movimento sem tração (banguela): mostram o desvio de padrão de condução;
  • Ranking dos condutores: todos os motoristas são elencados por desempenho, isso proporciona um controle maior sobre os funcionários e possibilita o reconhecimento dos que estão em primeiro lugar.

 

Além desses, há vários outros indicadores que otimizam o controle da utilização da frota. Sem esse gerenciamento, monitorar as operações é uma tarefa muito mais complicada e, desse modo, não é possível antecipar os problemas para não gerar custos desnecessários. E principalmente, se você não tem uma ferramenta de dashboard que te ajude na gestão, dificilmente enxergará que está desembolsando valores altíssimos com combustível, de forma desnecessária.

 

Complementar aos indicadores, promover conhecimento da equipe nunca foi tão necessário como atualmente. Portanto, invista em treinamentos de direção defensiva para toda a equipe. Esse tipo de qualificação foca no aprimoramento da condução para evitar acidentes e diminuir gastos.

 

No próximo artigo vou te explicar como engajamos os motoristas dos nossos clientes com nosso módulo de dashboard, o Gold Driver.  Até lá!

Outros Artigos

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?