Como a telemetria ajuda a superar o mau estado das estradas brasileiras

Para as empresas de transporte, o mau estado das estradas brasileiras é fator muito preocupante. Esse problema afeta diretamente a sua frota e acaba gerando gastos excessivos com manutenção e consumo de combustível. Mas, como não conseguimos resolver esse obstáculo na raiz da questão, vou explicar a você uma maneira possível de contorná-lo.

Com a telemetria, o gestor de frotas consegue controlar tudo o que acontece com os seus veículos, desde a saída da sede da empresa, até a chegada ao destino final. E é com essa tecnologia inovadora que as vias descuidadas do nosso país não influenciarão nos lucros da empresa. Então, se você quer saber como o acompanhamento telemétrico pode lhe ajudar, leia o conteúdo a seguir até o final!

Redução no consumo de combustível

Ao instalar a telemetria na sua frota, o seu gestor conseguirá acompanhar com maior eficiência tudo o que acontece com os seus veículos. Nesse sentido, ele terá a possibilidade de verificar como é a direção do seu condutor. Vai poder ver, por exemplo, se ele está dirigindo de forma extraeconômica ou se está provocando um maior gasto com combustível.

E, quando o motorista passa por muitos buracos e irregularidades na pista, o carro acaba exigindo mais do motor. Eu explico essa relação: passar por buracos faz com que o carro fique desalinhado. Isso gera no motor uma maior necessidade de energia para funcionar. Em consequência, ele consumirá mais.

Assim, com o acompanhamento telemétrico, atitudes como essa na condução do motorista poderão ser constatadas. A partir daí, o gestor de frotas poderá sugerir cursos de reciclagem, palestras e outras ações que eduquem o colaborador.

Controle das manutenções necessárias

Dentro do custo operacional de uma empresa de transportes, está a manutenção dos seus veículos. Ela pode ser preventiva, como é o caso das revisões periódicas, ou reparadora, necessária quando o carro apresenta problemas que devem ser solucionados. É claro que, no primeiro tipo, não há como evitar esse gasto. Lado outro, algumas atitudes assumidas pelos motoristas podem reduzir a ocorrência do segundo caso de manutenções.

Uma das maneiras de controlar o desgaste do veículo é tomar algumas medidas quanto às consequências provocadas pelas estradas brasileiras. As ruas e as rodovias esburacadas podem provocar estragos na suspensão, de desalinhamento e de vibração na direção, além de desgastes de pneus e de rodas. Por esse motivo, ao observar sinais desses problemas, a ida à oficina é fundamental.

Apesar de não se conseguir controlar a necessidade de reparos, é perfeitamente possível monitorá-los. Principalmente quando o gestor dispõe da telemetria para acompanhar as conduções e verificar quando a manutenção deve ser realizada. Dessa forma, ele poderá planejar as despesas da empresa nesse setor.

Rastreamento da condição das estradas brasileiras

O ditado é antigo, mas é verdadeiro: é muito melhor prevenir do que remediar. Pensando nisso, se o motorista conhece a via pela qual ele está passando, ele terá maior possibilidade de evitar passar por buracos e irregularidades.

E uma outra maneira de conhecer o estado das estradas brasileiras é com o auxílio da telemetria. Como o gestor de frotas consegue acompanhar a forma como o condutor está dirigindo, ele também pode verificar em quais pontos existem irregularidades. De posse dessa informação, terá a possibilidade de educar os seus colaboradores no sentido de evitarem esses locais.

Logo, o consumo de combustível e a necessidade de manutenção imprevisível dos veículos poderá ser reduzido pela empresa de transportes.

Diminuição de acidentes e de infrações

A telemetria também pode auxiliar o gestor de frotas no controle de acidentes e de infrações de trânsito. Isso é possível porque, como eu já disse anteriormente, essa tecnologia acompanha cada passo dos veículos da empresa.

Ao evitar passar por pontos mais esburacados nas estradas brasileiras, o motorista conseguirá se prevenir de situações de perigo. Da mesma forma, também reduzirá a ocorrência de danos no motor e em outras partes do carro, que provocam problemas na direção e, consequentemente, possíveis sinistros.

Por fim, a verificação proporcionada pela telemetria ainda pode diminuir as ocorrências de infrações de trânsito. Ao ser monitorado, o motorista terá mais cautela ao dirigir e também estará mais atento aos desvios no volante. Dito isso, o custo de operação da empresa de transportes também será reduzido.

O atual estado das estradas brasileiras é realmente preocupante, em especial para as companhias que trabalham nessas vias. Entretanto, a telemetria pode auxiliar na redução desses impactos à frota de veículos e gerar economia à empresa. Outra forma de economizar é por meio do controle de gasto de combustível. E para lhe ajudar, preparei uma planilha que vai ser fundamental para o seu negócio. Baixe-a agora mesmo e comece a usá-la!

Outros Artigos

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?