A Telemetria, é uma abordagem tecnológica que oferece o acompanhamento em tempo real de itens diversos à distância. Com transmissão através de satélite, ou até mesmo de conexões sem fio, essa tecnologia permite realizar o monitoramento à distância de frotas de veículos. É possível monitorar através desta tecnologia informações relacionadas ao tempo, tanto para o tempo que o veículo fica parado como para o tempo que o veículo estará em movimento. Outros fatores que podem ser acompanhados são o consumo de diesel ou outro tipo de combustível, os km percorridos no trajeto, quantos km/h estão sendo atingidos (velocidade), informações de funcionamento do veículo como a rotação e também a temperatura do motor, e o uso de freio, por exemplo.
A contribuição da Telemetria para gerir as frotas de forma inteligente, é uma prática largamente adotada por empresas do ramo. O recurso tecnológico permite o monitoramento eficaz dos veículos assim como bons resultados para quem busca economia com frotas. A redução de custos com consumo de combustível através do monitoramento é um dos principais fatores para adotar a telemetria para frotas.
Adicionalmente, podem ser considerados outros fatores positivos como os de segurança, visto que em caso de roubo ou furto, com o monitoramento é possível tomar medidas imediatas mesmo à distância.
Os indicadores de funcionamento do veículo permitem prolongar a vida útil de peças e até mesmo garantir a manutenção antes de ocorrer alguma parada ou acidente.
Combinar a Telemetria com treinamento aos condutores pode ser uma excelente prática quando o objetivo é ter bons resultados relacionados à economia de custos com frotas. Através da Telemetria será possível acompanhar toda a frota, tanto pela parte mecânica dos veículos como pela parte de condução realizada pelos motoristas. O treinamento para os condutores, voltados para direção defensiva assim como para aplicar a direção de forma econômica pode contribuir diretamente nos resultados esperados. Capacitar o condutor para que ele tenha consciência de que pode dirigir de forma prudente, evitando desgastes do veículos, e evitando sobrecarga desnecessária nas peças também contribui para uma direção econômica.