3 ferramentas para reduzir custos na gestão do transporte

A necessidade de enxugar os desperdícios é algo eminente quando falamos de gestão de frota. Por isso, para que as empresas possam apresentar redução nos gargalos operacionais, muitas vezes é necessário a utilização de ferramentas para reduzir custos na gestão de transporte.

 

Basicamente, o uso de ferramentas fica ainda mais necessário neste período de transformação digital, que vem impactando profundamente as empresas, proporcionando inúmeros avanços nos métodos de gestão.

 

Na gestão do transporte, essa mudança exige novas formas de oferecer os serviços, o comportamento do consumidor vem mudando com o tempo e exigindo novos meios de interação e experiência de consumo.

 

Junto a isso, empresas que conseguem manter uma estrutura de operação enxuta e com processos que funcionem otimizados, estão na frente ganhando vantagem competitiva e acelerando o processo de adoção de tecnologias e ferramentas para reduzir custos na gestão do transporte.

 

Então, separei três ferramentas essenciais para você aplicar na sua frota, que vão te ajudar a alcançar a excelência operacional, confira!

 

1 – Telemetria

 

Para gestores que querem padronizar a direção e alcançar redução de combustível e diminuição de desgaste dos componentes mecânicos, então a telemetria é uma solução essencial.

 

A telemetria vai muito além do monitoramento do veículo, é principalmente a gestão do comportamento do motorista no volante. Gestores que desejam maximizar o uso da frota e, ao mesmo tempo, minimizar os custos sem comprometer a relação com os seus clientes, precisam pensar nessa solução para implantar na garagem.

 

Podemos dizer, que a telemetria é um pilar para chegar ao aumento dos lucros, porque proporciona a redução de combustível e redução do desgaste de peças, além de deixar o transporte mais seguro, uma vez que a operação é monitorada em tempo real durante todo o percurso.

 

Portanto, quando você consegue obter uma operação alinhada, torna-se possível prestar o seu serviço com um custo menor, mantendo um alto nível de qualidade. para saber se está no momento de instalar a telemetria em sua frota, se faça as seguintes perguntas:

 

  • Porque um motorista está relatando mais problemas de manutenção do que outro?
  • Porque o veículo “x” não apresenta a mesma média de consumo, no mesmo trajeto, com motoristas diferentes?
  • Como saber se o motorista está usando a faixa de potência do veículo além do necessário?
  • Na minha operação atual, eu consigo comparar justamente o desempenho de cada motorista?

 

2 – Dashboards de Gestão

 

Dashboards de gestão otimizam a função do gestor de frota e deixam a tomada de decisão mais assertiva e rápida. Esse tipo de ferramenta compila dados em indicadores de desempenho e traz informações para tomar importantes decisões.

 

São gráficos que permitem a visualização dos melhores indicadores para alcançar as metas e os objetivos da sua empresa, tornando mais fácil a compreensão das informações geradas em cada processo.

 

O dashboard possui um formato visual que permite que a informação seja consumida tranquilamente, aumentando a facilidade de análise dos resultados. As informações podem ser modeladas de acordo com a necessidade da sua empresa. Por exemplo, algumas informações podem ser:

 

  • Desempenho de cada veículo nas viagens;
  • Média de consumo por veículo;
  • Comparativo de consumo por rota;
  • Quantidade de economia de litros de óleo diesel utilizando as faixas corretas do conta-giros;
  • Distribuição de escala e ociosidade de motoristas, entre outros.

 

Dependendo do tipo de informação que deseja analisar e da profundidade de dados que precisa ser tratado, é interessante buscar um parceiro para te fornecer esse tipo de solução e integrar com os processos da sua operação. Mas caso seja algo mais simples você pode utilizar ferramentas como:

 

 

3 – Painel de gestão a vista

 

Tão importante quanto analisar o desempenho da empresa, é manter a equipe alinhada e comprometida com os mesmos objetivos. Com o painel de gestão a vista, torna-se possível esse alinhamento de informações, tornando transparente o posicionamento da empresa diante da equipe.

 

O painel de gestão a vista nada mais é do que a prática de realizar a divulgação de informações e indicadores de desempenho em um quadro onde todas as pessoas da empresa tenham acesso.

 

De tal modo, diferentes equipes da companhia terão acesso a mesma informação e os erros e problemas serão reduzidos de forma considerável. Além disso, também é possível se antecipar a alguns problemas que podem surgir no meio caminho.

 

Conclusão

 

Sempre foi fundamental manter uma gestão de frota eficiente, mas neste novo cenário, otimizar processos e aprimorar sua própria estrutura de operações garantirá vantagem competitiva. Por isso aposte em ferramentas para reduzir custos na gestão do transporte.

 

É fato que, o acompanhamento dos resultados que essas ferramentas oferecem, permite a possibilidade de avaliar se o que foi planejado está sendo realizado. A partir daí, é fundamental aplicar as melhores práticas para obter os melhores números.

 

Cabe ao gestor de frota realizar o acompanhamento constante e criterioso de todas as informações relacionadas aos veículos, motoristas, rotas e tudo que envolve a operação.

 

Enfim, utilizando as ferramentas corretas, será possível planejar e implementar melhorias em sua empresa, corrigindo falhas e planejando novas estratégias para deixar a gestão de frotas mais eficiente com menos custos operacionais.

 

Se tiver alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo e vamos compartilhar mais informações sobre o assunto. Até a próxima!

Outros Artigos

Gestão de Frotas

Como fazer um planejamento de rotas eficiente?

Sempre falamos que uma gestão de frotas eficiente vai em direção a redução dos desperdícios e potencialização dos resultados. E um dos pontos que ajudam a otimizar o uso de recursos é o planejamento de rotas.

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?