Estratégias para sobreviver na crise e manter a gestão de frotas competitiva

Situações de crise representam um desafio não só no gerenciamento de equipes remotas, mas também na parte financeira. Manter o equilíbrio econômico é fundamental para garantir a sobrevivência, é preciso ter estratégias de contingência para garantir que o impacto seja o menor possível. Confira estratégias para sobreviver na crise!

Situações macroeconômicas influenciam diretamente no negócio, com a epidemia do COVID-19, muitas empresas estão mudando seus modos de operação para se adaptar à essa nova realidade. Com um cenário incerto, a crise econômica pode afetar muitas empresas, por isso, é importante ter estratégias para sobreviver na crise e manter a gestão de frotas competitiva.

 

Situações de crise representam um desafio não só no gerenciamento de equipes remotas, mas também na parte financeira. Manter o equilíbrio econômico é fundamental para garantir a sobrevivência, é preciso ter estratégias de contingência para garantir que o impacto seja o menor possível.

 

Então, separamos algumas dicas para você elaborar estratégias, com a finalidade de passar por esta situação sem medo e superando os desafios. Vamos lá!

 

1 – Realize o planejamento financeiro

 

Situações que nos tiram da rotina, fazem enxergar o que não conseguíamos com as tarefas do dia a dia. Use este momento para revisar seu fluxo de caixa e todos os custos que envolvem sua operação, enxergue no detalhe.

 

Reorganize os pagamentos que podem esperar e suspenda os que não são necessários neste momento. A contenção é essencial para reduzir os desperdícios que no dia a dia não eram vistos.

 

Além disso, projete como será o caixa no futuro, assim saberá o que deve ser feito para minimizar os impactos financeiros na sua empresa.

 

2 – Conscientize seus funcionários

 

Em momentos de crise, manter a equipe calma e colaborando para que as atividades não parem é primordial para que a situação se amenize. Para a insegurança não afetar a produtividade do time, seja transparente com eles, esclareça as dúvidas e acalme as especulações.

 

Filtre as informações e saiba como repassar as que importam para o coletivo. Se todos tiverem o senso de importância do que está acontecendo, mas sem criarem uma situação de alarde, serão mais comprometidos e ajudarão a traçar estratégias para sobreviver na crise.

 

3 – Invista em resultados rápidos

 

O faturamento, geralmente, é o primeiro que sofre em situações de crise. Para minimizar o impacto em projeções de caixa, invista em resultados rápidos, em produtos e serviços self-servisse, que não precisam de negociação e que o processo de compra e venda não seja moroso.

 

Aproveite para revisar o processo de vendas e dar mais agilidade, a venda deve ser fácil e, se possível, intuitiva. Assim, ganhará agilidade e o faturamento responderá mais rapidamente.

 

4 – Busque oportunidades

 

Volte o olhar para novas possibilidades, é importante manter a calma e aproveitar o momento para negociar melhor o preço com fornecedores, que também estão em sofrendo pela diminuição da demanda, e assim pagar mais barato pelos materiais e com maiores prazos.

 

Negocie com os funcionários condições de trabalho, dentro dos limites estabelecidos pela legislação, para que não haja paralisação total. Mantenha a sua operação funcionando o suficiente sem comprometer muito o caixa.

 

Outra alternativa é pensar em novas soluções, produtos e serviços. Use esse tempo para ver a tendência de mercado, busque oportunidades em meio a crise, pense fora do comum. Situações que nos tiram da zona de conforto são ótimas para impulsionar novos negócios.

 

5 – Use a tecnologia a seu favor

 

Em cenários como o provocado pela pandemia do coronavírus, aprendemos a aproveitar de forma melhor a tecnologia, aprendermos a desenvolver novas formas de trabalho, com novas ferramentas.

 

A tecnologia tem o poder de facilitar a rotina das pessoas, permite que as tarefas sejam feitas mesmo à distância, a comunicação flui sem que todos precisem estar no mesmo local, as rotinas funcionam porque tem processos automatizados.

 

Use todos os benefícios que a tecnologia proporciona a seu favor. Automatize os processos da gestão de frotas, isso trará agilidade e tirará as pessoas de campo e as colocarão na análise.

 

Enfim, com estratégias para sobreviver na crise bem definidas e com o desenho do seu processo detalhado, quando isso tudo passar, terá uma nova empresa, reinventada, para se superar e ser eficiente no transporte de cargas, pessoas, insumos. Trabalhando com eficiência, mas principalmente segurança.

 

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