Telemetria: Treinamento de A a Z

Telemetria

Se você tem dúvidas sobre o uso da Telemetria, vamos te mostrar seu funcionamento de A a Z. Para esclarecer as principais dúvidas, se você é gestor, motorista e até mesmo instrutor, é importante que você preste muita atenção no conteúdo.

Entenda o conceito de telemetria

Trata-se de uma tecnologia que garante a transmissão remota por tempo real, permite que empresas de transporte tenham uma durabilidade maior no mercado.

A telemetria tem por função, padronizar a operação, evitar custos com combustível e reduzir o número de acidentes. A telemetria monitora os motoristas a cada segundo.

Itens que são monitorados pela telemetria

Com o auxílio da telemetria, você pode monitorar os seguintes itens:

 

*Velocidade máxima em aceleração;

*Velocidade máxima desacelerado;

*Velocidade constante;

*Consumo de combustível;

*Rotação do motor;

*Inércia e gravidade;

*Tempo em marcha lenta;

*Frenagem brusca;

*Aceleração brusca;

*Velocidade em curvas;

 

Você consegue filtrar esses dados com o auxílio de instrutor e suporte técnico.

 

Mas quais os itens que devem ser realmente medidos?

Inércia e Gravidade

Trata-se de um aproveitamento das forças físicas do veículo a seu favor.

Frenagem Brusca

A frenagem brusca significa que o motorista está em uma condição insegura e agressiva, e está consumindo combustível de modo desnecessário. Para realizar o cálculo de aceleração e frenagem planejada, você deve usar o gráfico v(m/s) x t(s), que é velocidade x tempo.

Aceleração brusca

Ao monitorar aceleração brusca, você ajuda a evitar acidentes. Diminui o desgaste físico e psicológico de motoristas, você consegue perceber se o motorista está sendo econômico ou não.

Obs: evite saídas em alta rotação com o veículo, isso pode desgastar o pneu e você acaba sendo penalizado na Telemetria.

Giro do Motor

Todo motor tem o ponto exato de maior e boa economia de combustível, essa técnica auxilia na economia de cerca de 30% de combustível.

Curva Brusca

Calcula o  ponto G no momento em que o motorista fizer a curva enquanto está dirigindo.

Como o sistema de telemetria atua?

A telemetria atua tanto no monitoramento comportamental quanto no operacional. Ou seja, você verifica o que está errado em ambos os lados e faz a correção.

 

A telemetria, dependendo do modo como você enxerga as informações, você pode estar ajudando sua equipe ou estressando. Com a telemetria, você deve reeducar seus motoristas para que eles se sintam mais seguros com o monitoramento.

 

Um dos fatores que fazem os motoristas subirem no ranking é o uso do combustível, esse fator pode fazer com que o motorista se torne certificado.

Como deve ser feita a avaliação de motoristas?

Através de índices que o sistema apresenta, você deve verificar o total de combustível consumido, acompanhar relatórios e aplicar o feedback de maneira educativa, para que o motorista passe a se vigiar. Você deve acompanhar junto com o motorista, o ranking do veículo, assim ele já saberá se irá bater a meta.

Por fim

A telemetria deve ser tratada como uma ferramenta educativa e que facilita a gestão de frotas para empresas de transporte e motoristas de carga.

 

 

 

 

 

Outros Artigos

Gestão de Frotas

Estratégias para sobreviver na crise e manter a gestão de frotas competitiva

Situações de crise representam um desafio não só no gerenciamento de equipes remotas, mas também na parte financeira. Manter o equilíbrio econômico é fundamental para garantir a sobrevivência, é preciso ter estratégias de contingência para garantir que o impacto seja o menor possível. Confira estratégias para sobreviver na crise!

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?