Você já parou para refletir sobre quantas situações durante o seu trajeto são possíveis aproveitar para praticar uma condução econômica? Geralmente são várias, e é sobre uma delas que vamos falar neste texto: a Inércia.
Saber aproveitar o uso da inércia é fundamental para o dia a dia na direção. Ela permite otimizar o uso dos recursos do veículo e reduzir os desperdícios de combustível. Portanto, fique ligado e descubra como praticar uma direção econômica, diminuir as despesas, preservar o veículo e ainda ajudar o meio ambiente.
Acompanhe!
O que é a Inércia
Inércia é a tendência dos corpos de permanecerem nos seus estados naturais de equilíbrio. Um veículo em movimento, em um trecho plano, ao parar de acionar o acelerador e não utilizar o freio, seguirá em movimento, e, dependendo da velocidade, percorrerá um longo trecho até parar.
Isso é inércia, na ausência do atrito, o veículo seguirá em movimento e com velocidade constante, sem que seja necessário a atuação de alguma força extra para que esse movimento aconteça.
Agora, quando precisamos fazer uma mudança de velocidade, teremos que vencer a força da inércia, seja para reduzir ou aumentar a velocidade. E uma dica importante é que, sempre que possível, o motorista conduza o veículo com a velocidade constante, uma vez que, quando for necessário gastar energia extra, a economia de combustível será interrompida.
Quando o motorista entende essa lógica, ele consegue aproveitar as situações da via e potencializar os impulsos do veículo, poupando com isso o combustível, pois não exercerá força no motor para gerar consumo.
Situações propícias para usar a Inércia
Há várias situações em que se é possível praticar direção econômica com a inércia, onde se conduz o veículo da maneira mais eficiente no trajeto, deixando o consumo tendendo a zero. E quanto mais se pratica, mais economia de combustível se gera.
Então olha só alguns exemplos de situações em que se consegue utilizar inércia no veículo.
Quebra-molas
Você sempre freia quando está se aproximando de um quebra-molas, não é? Para atingir a inércia, ao invés de utilizar os freios, o ideal é parar de acelerar alguns metros antes, assim você aproveitará o impulso do movimento e desacelerará aos poucos sem exercer força sobre o veículo.
Semáforos
Quantos deles existem na sua rota? Se em todos eles, você parar de acelerar cerca de 50 a 100 metros antes, o veículo atingirá a inércia.
Curvas
Nas curvas a lógica é a mesma. Quando você visualizar uma logo a frente, ao invés de utilizar o freio para reduzir a velocidade, pare de acelerar alguns metros antes. Dessa maneira o veículo perderá impulso e não consumirá combustível.
Pontos de Ônibus
Essa dica é para empresas de transporte coletivo. Os pontos de embarque e desembarque de passageiros estão todos mapeados, certo? Então o motorista sabe antecipadamente os locais de parada, ao se aproximar de cada um deles, é só parar de acionar o acelerador alguns metros antes, para que o ônibus desacelere apenas com a força do atrito do ambiente.
Usando dessa tática, o motorista não precisará usar o acelerador além do limite e nem fazer freadas bruscas em cima dos locais de parada.
Descidas
Aproveite as forças da gravidade, que impulsionará o veículo para baixo, fazendo com que se desloque sem necessidade de combustível.
Engrene o veículo na descida
Há um mal hábito disseminado entre motoristas de desengrenar o veículo em descidas ou rotas planas para se locomover sem aceleração, achando que consumirá menos combustível, a famosa “banguela”.
Mas na realidade, acaba se consumindo mais, já que o motor precisa receber ainda mais combustível para manter a rotação em marcha lenta. Além disso, a prática de descer em marcha neutra também pode desgastar e até danificar peças do veículo, como o sistema de frenagem por exemplo.
Evite Freadas Bruscas
As freadas exigem uma força de retomada do veículo, tente minimizá-las ao longo do trajeto, aproveite sempre as situações em que se é possível desacelerar apenas com a força do atrito com o chão e o ar. Usando dessa situação de inércia o consumo tenderá a zero.
Juntando todas essas dicas ao longo do dia, ao final, somarão vários quilômetros de inércia.
Como medir a economia de combustível com a Inércia?
Para saber exatamente quanto de combustível está economizando quando se aproveita as condições de inércia na via, é fundamental ter um sistema que controle isso. A nossa Telemetria Avançada calcula exatamente este indicador para os clientes.
Nossa solução permite fazer a gestão de combustível, sabendo quando o consumo tende a zero, é moderado, médio ou alto. As faixas de consumo são geradas e apresentadas em gráficos no Dashboard de Gestão. Este indicador é um dos principais quando o assunto é redução dos desperdícios de combustível.
Anotou tudo? Tenha certeza de que estando atento a esses detalhes você conquistará uma direção muito mais produtiva. Por isso, comece a executar essas boas práticas para dirigir com foco em economia de combustível!
Quer ficar antenado com as últimas informações sobre Gestão de Frotas e receber mais dicas como essas? Então, siga as nossas redes sociais!