Direção econômica é bem diferente do que estamos acostumados a ouvir sobre práticas de direção. Um conjunto de atitudes corretas podem fazer muita diferença no dia-a-dia assim como trazer alguns bons resultados no quesito economia.
Calibragem
Uma forma de manter um padrão de economia, é estar atento à calibragem dos pneus. Um pneu descalibrado pode aumentar consideravelmente o consumo de combustível do seu veículo. O nível de combustível também pode influenciar no consumo, manter o tanque cheio ajuda a manter a pressão da bomba assim como manter o tanque na reserva aumenta o consumo.
Estacionando o veículo
Ao estacionar o veículo, um erro muito cometido por motoristas em geral é manter metade das rodas acima da calçada. Essa prática pode causar a torção do chassi , comprometer o fechamento das portas, e afetar o alinhamento da suspensão. Uma outra dica é dar partida de ignição do veículo com o pedal da embreagem pressionado, desta forma o motor ficará mais leve economizando o uso da bateria. É importante também não dar partida no carro com acessórios ligados (lanterna, som, etc). Essa prática exige muito da bateria, causando um maior desgaste e diminuindo sua vida útil.
Troca de óleo
Antes de realizar a troca de óleo é importante verificar qual o óleo adequado para o veículo. Utilizar o óleo incorreto pode afetar e causar danos ao motor. Carregar muito pensa também afeta o consumo de combustível. A cada 50kg são consumidos mais 1% de combustível do que o habitual. Manter um bom controle de consumo de combustível é uma boa prática para manter uma direção econômica. Variações no consumo de combustível podem indicar o uso de combustível adulterado ou um motor desregulado. As variações normais ocorrem quando a direção é aplicada em vias de difícil acesso ou congestionamentos, por exemplo.
Motor
Estar atento à regulagem do motor, é uma boa prática para quem quer manter uma direção econômica. Um motor desregulado pode aumentar o consumo de combustível em até 60% além do normal.
Velocidade
Manter a velocidade do veículo na estrada também contribui para a economia. O consumo de combustível quando um veículo alcança a velocidade de 80km/h é menor do que quando mantém 100km/h, por exemplo. Além disso é importante atentar-se ao limites de velocidade das vias.
Ponto morto não ajuda na Direção Eletrônica
Algumas pessoas deixam o carro em ponto morto nas descidas, a chamada banguela, com a finalidade de economizar. É importante saber que nos veículos de injeção eletrônica isso pode elevar consideravelmente o consumo de combustível, e também sobrecarregar o sistema de freios.