Case de sucesso: como a Fertran Transportes trouxe mais eficiência para a frota com a SS Economia Total

A Fertran Transportes, empresa referência no transporte rodoviário de carga, busca aprimorar sua operação diariamente. Com mais de 10 anos de atuação, a Fertran oferece soluções em transportes de granéis sólidos.

 

Por meio do planejamento de uma logística segura e organizada, a empresa se destaca no mercado e possui extenso portfólio de clientes, atendendo grandes siderúrgicas, empresas cimenteiras, principalmente da região de Vale do Aço / MG.

 

Trazer mais eficiência para a frota é sempre um assunto em pauta para a empresa. Um dos grandes objetivos da Fertran é a inovação, por isso, estão sempre em busca da implantação de novas tecnologias e técnicas eficazes de administração. E é exatamente nesse ponto que as soluções SS Telemática entraram em parceria com a empresa.

 

Confira o Case de sucesso e saiba com a Fertran Transportes trouxe mais eficiência para a frota com a solução SS Economia Total.

 

Como era o controle da operação antes das soluções da SS Telemática

 

As ferramentas utilizadas para controlar a operação eram mais simples, como lançamento de combustível no sistema e rastreador instalado nos caminhões.

 

Entretanto, apesar de já utilizarem algumas ferramentas, conforme Rafael Moraes salienta eles “sabiam que precisavam de algo a mais, para poder rentabilizar melhor os negócios”, e para isso, era necessário enxugar os custos, atuando no de maior custo que é o óleo diesel.

 

O consumo de combustível está atrelado ao modo de condução do motorista no dia a dia, quanto mais dentro dos padrões econômicos, mais eficiência traz para a operação. Que é por exemplo dirigir dentro do giro ideal para cada velocidade, não ultrapassar o limite de velocidade estabelecido pela empresa, aproveitar a inércia, entre outros.

 

Analisando os resultados, a Fertran sabia que a operação tinha possibilidades de melhoria, e para isso, era necessário contar com uma solução diferente da que eles vinham utilizando na frota. Havia a necessidade de uma ferramenta que mensurasse o real comportamento do condutor no volante.

 

A parceria Fertran + SS Telemática

 

Já sabendo da necessidade de uma ferramenta mais completa, a SS Telemática foi a parceira da Fertran para desenvolver o trabalho de melhorar a eficiência da frota.

 

A solução que se enquadrou às necessidades da empresa foi a SS Economia Total, que engloba a Telemetria Avançada em conjunto com o Rotograma Falado. Iniciamos instalando os equipamentos na frota, mapeamos todos os pontos específicos da Fertran e treinamos toda a equipe envolvida no projeto. A partir daí, começamos a monitorar a adesão a nova solução, analisando a progressão do comportamento dos motoristas no volante.

 

No início, houve certa resistência por parte dos condutores, uma vez que foi instalado o instrutor virtual no cockpit de cada veículo, para alertá-lo caso algo em sua condução fugisse dos padrões estabelecidos.

 

No período de adaptação, um fator importante para a aceitação rápida dos motoristas foi a utilização de premiações por desempenho. Com esse plano em ação, ao passar do tempo a equipe foi se adaptando e dirigindo cada vez mais dentro dos padrões de economia.

 

Com nossa tecnologia instalada, foi possível acessar todo o histórico da viagem, analisando, por exemplo, se determinado motorista ultrapassou o limite de giro, se cometeu alguma infração no volante, se dirigiu em situação em desacordo com sua segurança, entre outros atos.

 

Os resultados alcançados com a solução SS Economia Total

 

Para os gestores da Fertran, adotar um sistema de monitoramento avançado trouxe uma visão analítica da condução em campo, com dados confiáveis para a tomada de decisão, sendo um direcionamento de assertividade da operação.

 

Após o período inicial de instalação e adaptação, os resultados positivos começaram a surgir, porque os motoristas estavam treinados e capacitados para dirigirem de forma defensiva, segura e econômica.

 

Um índice importante que reduziu foi a quantidade de acidentes com os veículos e motoristas da frota. Os motoristas trabalham com mais tranquilidade, dentro das normas de trânsito e na velocidade de segurança. Além de diminuir:

 

  • Números de batidas e esbarrões;
  • Desgaste de pneus;
  • Desgaste de peças e componentes do veículo;
  • Troca do sistema de frenagem, entre outros.

 

Outro ganho importante foi na qualidade do serviço prestado pela Fertran, possibilitando oferecer a seus clientes serviços mais aprimorados e confiabilidade no transporte. Que inclusive, foi notado por alguns clientes, conforme ressalta Rafael Moraes.

 

Enfim, essa parceria tem sido de muitos ganhos, tanto para a SS Telemática quanto para Fertran Transportes. Trabalhamos juntos para alcançar sempre melhores números e deixar o dia a dia da empresa mais seguro e eficiente, tratando os gargalos e promovendo mais qualidade na operação.

 

Quer resultados assim para sua frota? Entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.

Outros Artigos

Gestão de Frotas

Como fazer um planejamento de rotas eficiente?

Sempre falamos que uma gestão de frotas eficiente vai em direção a redução dos desperdícios e potencialização dos resultados. E um dos pontos que ajudam a otimizar o uso de recursos é o planejamento de rotas.

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?