Você já pensou em como a tecnologia pode trazer eficiência na gestão de frotas? São inúmeros recursos desenvolvidos para facilitar a rotina de todas as áreas, e, na logística não é diferente.
Isso acontece porque, ela facilita a comunicação, agiliza a realização de atividades, contribui para a redução de custos, automatiza processos manuais, além de uma série de outros benefícios.
Então, que tal utilizar a tecnologia na logística e na gestão e frotas? Essas funcionalidades vão agregar muito valor na operação, principalmente no que diz respeito a redução de custos com os veículos.
Neste post, vamos falar da importância do uso de sistemas embarcados nas frotas e como garantir a sobrevivência da empresa através da tecnologia. Confira!
O que é um sistema embarcado?
O sistema embarcado é uma tecnologia acoplada a outros recursos. Onde agrega funcionalidades entre hardware e software, o qual é responsável por enviar informações externas para o sistema de coleta de dados.
Pode-se empregar em todos os segmentos, mas quando a gente fala em frotas de caminhões e ônibus, este tipo de funcionalidade está cada vez mais acessível. Além de, demandar menor consumo de energia e possuir maior poder de processamento.
O uso nos veículos é de várias formas, mas uma utilização comum é a instalação de um hardware no cockpit. Com tamanho similar a um celular, o equipamento é interligado a sensores na rede CAN, que monitorarão as informações desejadas e transmitirão via satélite para o banco de dados.
Isso é legal porque a interface de comunicação entre o motorista, a operação e o dispositivo são integrados e transmitidos com precisão para o banco de dados. Desse modo, os sistemas embarcados são facilitadores quando o assunto é eficiência da frota.
Tecnologia para pequenas empresas, mais eficiência na gestão de frotas
Alguns ainda acham que esse tipo de tecnologia é utilizada apenas em empresas grandes. Este pensamento existe, principalmente, por acharem que os sistemas possuem um custo muito elevado e pela resistência à mudança, sendo comum em empresas menores ou com estrutura familiar.
Porém, com os avanços da tecnologia vem também a facilidade de acesso, hoje, é possível contar com ferramentas que proporcionam diversos benefícios, sem que para isso seja necessário dispender muito dinheiro.
Então se sua garagem é de pequeno porte, pode usufruir da tecnologia para a gestão da frota sem medo. Garanto que terá muito mais controle da operação, além de ser uma tendência no segmento apostar em ferramentas para auxiliar na gestão e garantir sobrevivência da garagem.
Quais os tipos de tecnologia embarcada para veículos?
Existem uma série de tecnologias. Por isso, antes de se decidir, tenha bem claro o que você quer alcançar de resultado, para então buscar a que vai se adequar melhor a sua necessidade.
Computador de bordo, sistema de roteirização, rastreamento e telemetria são alguns exemplos. Todos têm o objetivo de simplificar o trabalho de gestores. Alguns até se estendem no auxílio da operação dos motoristas, na tratativa de manutenções e na segurança da operação.
Falando especificamente dos sistemas de gerenciamento de frotas, que já são usados pela maioria das empresas de transportes, o que agrega informações mais completas a nível de gestão é a Telemetria Avançada.
Isso por diminuir a burocracia e eliminar operações manuais, além de ser uma solução que facilita o controle de veículos, dá conhecimento sobre a forma como os motoristas atuam ao volante, se cometem imprudências, se não estão atentos a segurança, se dirigem de forma a causar mais estragos nos componentes do veículo.
A telemetria reúne todas as etapas do planejamento e controle dos veículos, integrando as atividades de manutenção, monitoramento de localidade, índices de manutenção, além do acompanhamento dos motoristas. Seu principal benefício é o acompanhamento direto das fontes de maior consumo na frota.
Quais os benefícios do investimento em tecnologia na frota?
Adotar processos modernizados e tecnológicos vai fazer o gestor da frota enxergar onde estão os desperdícios que geram gastos desnecessários a garagem. A ideia, é ter maior controle sobre a rotina e o dia a dia da operação.
Além de aperfeiçoar a gestão de manutenções e compreender todos os custos da operação, ter esse acompanhamento, permitirá avaliar o desempenho de cada veículo e de cada motorista.
A tecnologia embarcada nos veículos deixará a gestão de frotas eficiente, trazendo benefícios como:
- Disponibilidade de dados, dados precisos e confiáveis;
- Melhoria na distribuição de escala dos veículos;
- Aumento da produtividade dos motoristas;
- Conhecimento de qual motorista comete mais infrações e direção indevida;
- Mais segurança nas viagens;
- Padronização para a direção;
- Redução do uso de faixas de potência;
- Redução do consumo de combustível e vida útil das peças;
- Rentabilidade financeira para a empresa;
- Controle eficiente da frota, do motorista, de toda a operação.
Sem dúvida, empregar a tecnologia pode trazer muita eficiência na gestão de frotas, levará a empresa e toda a operação a outro patamar. Garantirá que a gestão funcione da melhor maneira possível e o atendimento ao cliente final seja de qualidade.
Agora que você já sabe como funciona a tecnologia embarcada em veículos e como é essencial para a operação, se quiser bater um papo com mais detalhes é só chamar a gente. Ah, não deixe de conferir os outros posts sobre o assunto.
Até mais!