De acordo com a Berg Insight Fleet Management, no Brasil, 80% das empresas ainda não contam com tecnologia para auxiliar na segurança e economia de combustível. Comparado a outros países, que as soluções embarcadas nos veículos são bastante difundidas, aqui, o mercado ainda é propenso a desenvolvimento para alcançar eficiência na operação.
A boa notícia é que já existem diversas soluções no mercado brasileiro, com tecnologia que auxilia diretamente na redução de acidentes.
Como salienta Alexandre Amaral, Diretor de Projetos Especiais da SS Telemática, o motivo da baixa adesão é que a telemetria e seus benefícios ainda são pouco entre os gestores de frota no Brasil.
“Apesar de vermos inúmeras frotas crescendo e se desenvolvendo quando adotam a tecnologia, alguns gestores ainda permanecem ‘a moda antiga’ na operação, por falta de tempo, mão de obra, e outros motivos internos. Mas se soubessem o quanto de eficiência podem alcançar já no primeiro mês de uso dessas ferramentas, iniciariam a implementação o quanto antes”, diz Alexandre Amaral.
Gestão de frotas orientada por dados
Segundo pesquisa recente realizada pela Dell, em parceria com a Forrester, 73% das empresas do Brasil se consideram orientadas por dados. E dessas empresas, 80% afirmam que estão lidando com alguma barreira para utilização dos dados, que por muitas vezes, se dá pela dificuldade em integrar os dados brutos que são coletados, transformá-los em informação e analisá-los de forma inteligente.
É aí que entra a importância de se contar com uma boa tecnologia embarcada, que seja capaz de registrar os dados da operação e transformá-los em informações fáceis de serem analisadas. Para que assim, a equipe de monitoramento possa agir com rapidez e os gestores possam traçar estratégias.
A D’Granel Transportes, é adepta a gestão de frotas orientada por dados. Em parceria com a SS Telemática, os veículos são monitorados através da Telemetria + Rotograma Falado, que tem gerado uma economia na casa de milhões de reais no custo operacional da empresa.
Isso porque os dados possibilitaram conhecer os gargalos, bem como comportamentos indevidos dos motoristas, onde a empresa traçou um plano de melhoria que reduziu significativamente o consumo de combustível e manutenções, mas principalmente, reduziu o número de acidentes.
Segurança ao seu alcance com monitoramento por câmeras
Um dos avanços da telemetria é a chegada do monitoramento por câmeras, solução que, de acordo com Alexandre, garante ainda mais segurança e precisão nos dados coletados.
Os benefícios para a frota são inúmeros, principalmente quando o assunto é aumentar a segurança do veículo, do motorista e do bem transportado. Como por exemplo:
- Redução de custos com multas e seguro.
- Monitoramento por vídeo do nível de atenção de cada condutor ao longo do dia.
- Sensor de nível de atenção, distração e fadiga.
- Alertas instantâneos em caso de comportamento inadequado.
- Identificação do nível de atenção de cada condutor ao longo do dia.
- Monitoramento em tempo real, com acompanhamento online.
- Mapeamento de rota.
- Relatórios completos de tudo o que acontece com os veículos e motoristas.
Para o diretor da SS Telemática, o uso de câmeras acopladas nos veículos é uma forte tendência para 2023. O uso de dados e Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais comum em diversos segmentos.
Como funciona na prática o monitoramento da frota por câmeras
A inovação é composta por câmeras instaladas na cabine e ao entorno do veículo. Elas identificam, automaticamente, e gravam situações perigosas, como direção distraída e proximidade insegura do veículo da frente.
Ao identificar qualquer situação fora do padrão, é emitido um alerta sonoro, afim de alertar o motorista imediatamente e possibilitar que ele redobre a atenção e volte a condição segura.
Em paralelo, os vídeos são enviados para uma plataforma, e é emitido um alerta que avisa o gestor em tempo real o que está acontecendo, transformando dados brutos em informação útil e plano de ação, como feedbacks rápidos e treinamentos para a equipe.
SS Anjo da Guarda, a tecnologia a favor da segurança
A SS telemática oferece ao gestor de frota, a possibilidade de monitorar os veículos e motoristas por imagens em tempo real, 24 horas por dia. A tecnologia que auxilia diretamente na redução de acidentes, podendo, inclusive, reduzir a zero se bem aplicado.
O SS Anjo da Guarda, é uma solução embarcada que promove mais segurança para a operação. O sistema monitora e alerta ações como cansaço, distração do motorista, bocejos, uso de celular, condução muito próximo ao veículo da frente, entre outros.
O sensor de fadiga é capaz de identificar comportamentos mínimos. Além de proteger a vida das pessoas dentro do veículo, o sensor é uma ferramenta vital para uma gestão completa da frota.
A tecnologia também é capaz de fazer o reconhecimento facial do condutor no início da viagem e transformá-los em filtros automáticos para saber qual motorista gerou qual evento. Assim, é possível agrupar as imagens de um mesmo motorista e nomear esses grupos.
Saiba quem está a bordo
Controle quem anda em seus veículos, evitando uso indevido, infrações e comportamentos indesejados de seus motoristas.
Menos desgaste
Como os motoristas irão saber que estão sendo gravados, terão muito mais cuidado com o veículo e também com os trajetos e trânsito.
Em tempo real
Você pode acessar as imagens em tempo real de seus veículos direto da plataforma.
Vários canais
Acesse a plataforma com as imagens direto do seu celular ou computador. É acessibilidade para você controlar sua frota de onde estiver.
Segurança ao seu alcance. O SS Anjo da Guarda é completo e vai revolucionar a forma como você gerencia a sua frota. Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e conheça mais sobre essa tecnologia.