Uma grande aliada na supervisão efetiva de frotas, é a Telemetria. A Telemetria é a tecnologia aplicada para monitoramento à distância e que pode ser aplicada com facilidade à veículos.
As informações relacionadas à condução do veículo são enviadas e disponibilizadas em tempo real à base de acesso, e além disso são emitidos alertas distintos acerca da situação do veículo. Esses alertas emitidos permitem a correção em curto espaço de tempo na condução do veículo, fornecendo suporte ao motorista que passa a atuar sempre dentro dos parâmetros acordados de direção econômica. Com a telemetria é permitido a identificação e correção de hábitos considerados ruins dos motoristas em geral. Com o monitoramento efetivo é possível enumerar situações diversas que possam colocar o veículo em situações de desgaste, assim como para a carga. Também é possível monitorar a conduta dos passageiros e do próprio condutor minimizando os riscos, e obtendo resultados positivos quanto ao desempenho de cada veículo.
Falando em telemetria é possível listar e classificar os comportamentos considerados críticos relativos à condução e utilização de frota de veículos. Adicionalmente, é possível relacionar alguns benefícios quando aplicada a telemetria à frotas, vide abaixo:
– Diminuição de custos operacionais, proporcionando o aumento da vida útil de peças e componentes em geral;
– Diminuição significativa do consumo de combustível ou diesel;
– Diminuição dos acidentes e como consequência a diminuição de ações jurídicas contra a empresa responsável pela frota;
– Proporcionar o controle das rotas, o que pode trazer diminuição nos custos e diminuição de uso excessivo de peças e componentes em trajetos considerados ruins;
– Gerar aumento de qualidade do nível de serviço prestado, fazendo com que a empresa seja reconhecida no ramo em que atua;
– Informações precisas e em tempo real.
A utilização da telemetria no aumento da vida útil de peças e componentes é um diferencial no que diz respeito à redução de custos. Manter o monitoramento da frota, de forma que seja possível realizar o controle preventivo através de manutenções e treinamentos, e aplicados em direção defensiva aumenta positivamente os resultados relacionados à economia em peças.
Monitorar a conduta do motorista é uma forma eficiente de conhecer seus maus hábitos e aplicar um treinamento voltado à direção defensiva e consciente. Um condutor que é capaz de aplicar alguns cuidados na direção contribui diretamente na economia relacionada à manutenção do veículo como um todo.