Caso de Sucesso: Como a Transportes Cisne economiza 40 mil reais por mês em óleo diesel com os 68 veículos da frota

Neste caso de sucesso, iremos mostrar como a Transportes Cisne percebeu a necessidade de uma solução que auxiliasse na gestão da frota e como vem conquistando resultados espetaculares após a implantação da telemetria.

 

Para entender como eles fazem a gestão dos ônibus e dos motoristas no dia a dia, e, conhecer as aspirações da empresa para o futuro, conversamos com várias pessoas da Cisne. O resultado das entrevistas você confere a seguir!

 

 

A Cisne

 

No mercado a mais de 50 anos, a Transportes Cisne atua no segmento de transporte coletivo na cidade de Itabira/MG. Com uma frota de 68 ônibus e mais de 350 colaboradores, a empresa é sinônimo de confiabilidade e bons serviços prestados à comunidade.

 

Dentre os principais pilares da empresa, está o bom atendimento aos usuários, por isso, a Transportes Cisne vem investindo na renovação da sua frota e proporcionando treinamentos de capacitação a seus funcionários constantemente.

 

Um dos desafios que o transporte coletivo passa é a captação de passageiros. Atualmente existem no mercado vários outros tipos de transporte que atendem a diversas necessidades dos clientes, então, para se manterem competitivos e com uma tarifa justa, a empresa está sempre em busca de novas tecnologias para redução de custos.

 

Os fatores que levaram a decisão pela telemetria

 

Itabira é uma cidade caracterizada por serras, a topografia acidentada dificulta o trajeto dos ônibus, por causa disso, os motoristas adotavam um tipo de condução que permitisse mais potência no motor para subir os morros, e em descidas desengrenavam o veículo, achando que assim balanceariam o consumo de combustível.

 

Porém, essa prática errada aumentava muito o consumo de combustível e desgastava as peças do veículo. Segundo Ronald Batista, responsável pelo monitoramento e telemetria, “quando se andava pelas principais avenidas dava para escutar o barulho dos carros, o motor ‘urrando’”.

 

Como consequência, o consumo de combustível era alto, além de vários problemas mecânicos causados por maus hábitos de direção. Os motivos disso são vários, como:

 

  • Falta de hábitos mais eficientes para a operação;
  • Dirigir com excesso de rotação;
  • Desengrenar o veículo na descida;
  • Frear bruscamente nas paradas;
  • Ficar com a embreagem acionada enquanto os passageiros embarcam;
  • Vícios de direção errados, entre outros.

 

Sem os números exatos dos desperdícios e sem ter como identificar quais motoristas cometiam maiores infrações no trânsito, a gestão não era focada em atuar nos gargalos, porque não tinham números para parametrizarem e fazerem o acompanhamento por completo.

 

E é a partir deste desafio que a SS conseguiu ajudar a Transportes Cisne, atuando nos principais focos de desperdício para reduzir os gastos desnecessários.

 

11,93% a menos no consumo de óleo diesel

 

Iniciamos nossa parceria em janeiro deste ano, em 6 meses de trabalho alcançamos juntos uma economia de 11,93% no consumo de combustível, foram até agora 82 mil litros de óleo diesel economizados.

 

Já no primeiro mês de implantação da telemetria, a empresa obteve uma economia mensal de mais de 40 mil reais. Um valor bastante significativo, não é?! Sem contar a economia com a troca de peças.

 

Menos manutenção corretiva e mais preditiva

 

Além do consumo de diesel, a condução correta focada em economia, fez com que a vida útil dos componentes aumentasse.

 

Antes de se implantar a telemetria, a manutenção prestava os serviços de reparos, normalmente os veículos chegavam com problemas mecânicos mais sérios. Após a telemetria, os motoristas começaram a participar mais do processo, dirigem com consciência e caso percebam algum problema no ônibus, eles acionam a manutenção antes de agravar.

 

Foram várias mudanças de comportamento que fizeram o volume de troca de peças reduzirem, os operadores estão mais conscientes na troca de marcha, uso do motor, na faixa de potência.

 

Com essas mudanças, os indicadores da manutenção deram um salto.

 

Troca de embreagem: redução de mais de 50%

Troca de turbinas: redução de mais de 70%

 

Plano de incentivos para manter os motoristas engajados

 

Os resultados só estão sendo alcançados porque a equipe de motoristas está comprometida em ser mais eficiente.

 

Para mantê-los nesse ritmo, nossa equipe realiza treinamentos constantemente para repassar as dicas de direção e a Transportes Cisne adotou uma política de premiação para os que se destacam no volante.

 

As rotas são distribuídas de forma a igualar os trajetos de toda a equipe, assim a premiação é justa, sem beneficiar os que tem rotas mais propícias para o resultado.

 

Em cada viagem o motorista vai somando ou subtraindo pontos, no final do mês os que apresentarem melhores resultados são premiados financeiramente. Esse estímulo fez com que a aceitação pela equipe de motoristas fosse muito boa, segundo o Albino Pinheiro “eles estão empenhados em querer melhorar e alcançar o bônus”.

 

De acordo com o motorista João Souza, ele não conhecia a telemetria, após os treinamentos ele começou a aplicar as dicas de direção no dia a dia, hoje ele trabalha mais focado, aproveita as situações de inércia, presta atenção nos sinais sonoros e tenta melhorar a cada falha. Não é à toa que ele conseguiu se manter no topo do ranking por 3 meses consecutivos.

 

Houve uma melhoria significativa no comprometimento dos colaboradores. Através dos indicadores do Dashboard de Gestão, é possível analisar como cada motorista está se comportando em cada rota, isso facilita a empresa a tomar decisões mais assertivas e trabalhar em pontos específicos que estão desviando do foco.

 

Melhoria na prestação de serviço

 

Com a padronização da operação, um dos mais importantes benefícios que a Transportes Cisne alcançou na prestação de serviços é a redução das quedas de passageiros dentro do ônibus, conseguindo praticamente zerar este número.

 

Para o cliente final, as viagens são mais seguras, e a empresa consegue passar confiabilidade para que o usuário possa contar com o serviço na hora e local certo.

 

Após a telemetria, as viagens ficaram mais confortáveis, indo de encontro a missão da Cisne que é transportar vidas de ponta a ponta, eles estão fazendo isso com mais excelência.

 

Diferencial sustentado por três pilares

 

Motoristas empenhados, solução eficiente, suporte as necessidades do cliente. Esses são os três pilares que sustentam os grandes resultados que a Transportes Cisne vem alcançando.

 

Nesse primeiro semestre, eles conseguiram enxergar como o gerenciamento de frotas se tornou mais rápido com a telemetria. Com números confiáveis, a análise é direcionada aos pontos mais importantes, as ações conseguem ser pontuais para que os resultados sejam positivos.

 

Esses foram alguns resultados tangíveis, mas houveram muitos outros intangíveis como melhora no comportamento dos motoristas, eles se enxergarem como primordiais no resultado, e por ai vai.

 

Parabéns a Transportes Cisne pelos incríveis resultados, isso é reflexo de empenho e dedicação com a operação. Vamos juntos alcançar números melhores a cada mês!

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