Como o Centro de Controle de Operações, o CCO, auxilia na gestão de frotas

O CCO é o ponto de concentração de todas as ações operacionais. Reúne os dados registrados a partir dos equipamentos de campo e envia comandos para operação externa. Além de munir a equipe de gestão de frotas de informações para a tomada de decisões.

Nas empresas de transporte, é comum ter um setor focado em monitoramento, é o chamado Centro de Controle de Operações, o CCO, ele auxilia na gestão de frotas uma vez que oferece informações precisas sobre a operação.

 

O CCO é o ponto de concentração de todas as ações operacionais. Reúne os dados registrados a partir dos equipamentos de campo e envia comandos para operação externa. Além de munir a equipe de gestão de frotas de informações para a tomada de decisões.

 

É um setor estratégico que faz o monitoramento, gerenciamento e controle de todas as operações ao mesmo tempo, visualmente integrada e organizada. Para isso, eles contam com tecnologias que possibilitam a automatização das informações e processos.

 

Quer entender mais? Então, acompanhe!

 

Benefícios do Centro de Controle de Operações na Gestão de Frotas

 

O CCO é a central que recebe informações dos veículos e motoristas que estão em operação, então para a gestão de frotas, compreender esses dados faz com que a tomada de decisões seja focada em resultados.

 

Isso porque, ao deixar a central estratégica e analisar de perto os dados fará a frota reduzir custos, aumentar a segurança e tornará o trabalho de várias áreas mais eficiente.

 

Olha só alguns benefícios do CCO para a gestão de frotas:

 

Monitoramento em tempo real da operação

É possível saber qual a rota o veículo está fazendo, se está cumprindo trajeto certo, se está parado, se o tempo da viagem está dentro do previsto. Com uma central monitorando em tempo real o veículo, caso algo saia fora do previsto, é possível agir imediatamente para solucionar.

 

Tomada de decisão rápida

Em caso de problemas mecânicos por exemplo, a central consegue detectar e enviar o auxílio rapidamente. Ter o CCO torna a operação muito mais eficiente, as decisões seguem um fluxo mais rápido e assertivo.

 

Redução dos custos operacionais

Uma das principais funções da gestão de frotas com o CCO é a identificação de pontos que estão gerando desperdício na operação e traçar estratégias para reduzi-los. Além de deixar mais enxuta e aumentar a eficiência, impactando diretamente na redução de custos em médio e longo prazo.

 

Mais segurança para o veículo e motorista

Saber que o veículo é monitorado, muitas vezes inibe assaltos nas estradas, e mesmo que ocorram, com alguns dispositivos no veículo o motorista consegue avisar a central imediatamente, para que eles tenham agilidade.

 

A tecnologia como aliada do CCO

 

Os dados controlados pelo CCO são gerados pelo conjunto de hardware e software usados pelo monitoramento, que têm como principal função fazer a interface do que é coletado e traduzir aquilo que será exibido nos monitores da central.

 

O volume de informações é grande, então a tecnologia é uma grande aliada do CCO. São vários sistemas integrados, que juntos mostram os dados em tempo real da operação dos motoristas. Essas soluções integradas dão flexibilidade na gestão da informação de forma a melhorar o tempo de reação dos operadores, uma vez que traz os dados otimizados e automáticos.

 

CCO para controlar a Telemetria

 

Quando se usa da tecnologia do CCO para controlar a Telemetria, os resultados na gestão de frotas ficam mais precisos, pois a central identifica com mais propriedade o que está acontecendo fora do campo de visão da garagem.

 

O Centro de Controle de Operações voltado para análise da Telemetria, é responsável por:

 

  • Apurar dados e gerar indicadores, cruzando informações;
  • Criação de relatórios periódicos para orientação da gestão de frotas;
  • Análise situações de risco, de acidentes por condução imprudente;
  • Monitoramento da rota;
  • Análise de conduções que geram desperdício de combustível;
  • Acompanhamento da evolução de cada motorista no ranking de condução; entre outros.

 

Enfim, não basta ter uma tecnologia boa na gestão de frotas senão tiver um setor voltado a acompanhar e analisar as informações. Tendo um CCO aliado a gestão de frotas, vai te fazer otimizar e deixar a operação mais enxuta, principalmente aliando a Telemetria.

 

Me diga nos comentários se sua empresa já tem um CCO e como eles te auxiliam no dia a dia.

Ficou com alguma dúvida? Escreva aí em baixo e vamos conversar.

 

Até mais!

Outros Artigos

Abrir WhatsApp
1
Olá, 👋 podemos te ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?