A maior fonte de lucros para a sua empresa, possivelmente, está atrelada à frota de veículos que você formou. Gerenciar esse processo é garantir a redução de gastos e aumento da produtividade dos colaboradores. É aí que entra o papel do gestor de frotas como parte do sucesso da sua empresa.
Veja bem, entre tantas atribuições e demandas diárias, as funções principais do seu gestor de frotas, seja ele você mesmo, podem ficar um pouco difusas.
Contudo, é primordial que o gestor de frotas esteja sempre atento à alguns pontos principais para que o negócio não deixe de se tornar lucrativo.
Acompanhe esse artigo até o final e entenda mais sobre como o trabalho do gestor de frotas pode refletir diretamente no caixa da sua empresa. Veja:
O papel do gestor de frotas
Antes de aprofundarmos nas questões financeiras, precisamos estabelecer no que consiste a gestão de frotas de uma empresa.
A gestão de frotas é o gerenciamento de vários veículos de modo a garantir a utilização ideal de cada um deles no atendimento das necessidades da empresa e seus clientes.
Claro, tudo isso com foco em qualidade, produtividade segurança e na avaliação dos custos de todos esses processos.
Por não entenderem exatamente qual o papel do gestor de frotas, algumas empresas atribuem-no tarefas que fogem do que esse profissional realmente deveria se dedicar na sua função de planejador.
O gestor de frotas se ocupará, acima de tudo, em planejar a distribuição de veículos de acordo com a demanda da empresa. Para isso, ele deverá entrar em contato com diversos departamentos, principalmente a Manutenção, Operação e RH.
O cumprimento de prazos e a organização devem ser sempre objetivos primordiais para o gestor de frotas, além das habilidades de liderança e de rapidez na resolução de problemas.
Educação de motoristas com a telemetria
A educação de motoristas por meio da telemetria também é uma tarefa do gestor de frotas. Contudo, trata-se de uma das atribuições que mais impactam no caixa da empresa em termos de economia.
Normalmente, é o próprio gestor de frotas quem realiza a aquisição de um novo veículo para complementar a frota, bem como é quem determina o momento em que deva receber manutenção ou ser vendido.
Por essa razão, ninguém mais apropriado que o gestor para a escolha de um sistema de telemetria que defina os parâmetros de condução que os motoristas deverão seguir naquele determinado tipo de veículo.
A telemetria é utilizada tanto para controle da jornada do motorista e sua performance na condução quanto para acompanhamento do funcionamento do veículo.
Por meio desse sistema, torna-se mais fácil identificar quais atitudes o motorista tem tomado que possam contribuir para um consumo elevado de combustível e um desgaste mais rápido das peças dos carros.
A telemetria permite o envio de informações em tempo real sobre veículo e motorista para a central da empresa, sem a necessidade da instalação de programas em computadores, podendo ser acessado até mesmo por celulares, desde que tenham acesso à internet.
Controlar a rota dos motoristas, o tempo exato de descanso e retorno ao trabalho também são ações possíveis graças à telemetria. Dessa forma, a educação dos motoristas torna-se muito mais escalável e abrangente.
E o melhor, todas essas etapas podem ser realizados pelo gestor de maneira centralizada em um único sistema. Isso permite que ele tenha mais tempo para gerenciar mais profissionais, mais processos e se preocupar com o apoio as demais áreas da empresa que o solicitam.
O uso de indicadores no sucesso da empresa
É importante esclarecer que todas essas facilidades que um sistema de telemetria pode proporcionar ao gestor de frotas na missão de trazer sucesso à empresa dependem muito da sua habilidade de interpretação dos indicadores que o sistema lhe fornecer.
O sistema de telemetria fornece dados completos acerca de questões relacionadas à manutenção do veículo, gasto de combustível. jornada de trabalho do motorista e uma série de indicadores que possibilitam que o gestor de frotas tome decisões corretas em busca de economia de gastos e aumento da produtividade.
O sucesso da empresa passa inteiramente pelas mãos do gestor de frotas. Com a utilização de KPIs – Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho, o gestor pode ter uma visão maior de cada processo da empresa no que tange às frotas.
Separar indicadores de desempenho para cada tarefa permite que o gestor identifique exatamente onde estão os erros e acertos que impedem ou contribuem para atingir as meta da companhia.
A telemetria será o alimentador desses indicadores. É por ela que os dados necessários para acompanhamento serão extraídos. Economia de tempo e exatidão na tomada de decisões. Um grande facilitador no dia a dia de um gestor de frotas.
Fale Conosco sobre a implantação de telemetria para sua frota ou empresa e colabore com o gestor de frotas da sua empresa, seja ele você mesmo, na participação do sucesso do seu negócio.