A Telemetria é uma solução de gestão, que ajuda a conhecer o comportamento dos motoristas no volante e os pontos que geram mais desperdício. Vamos explicar as principais dúvidas, pergunta dos gestores de frota, o que é, enfim, tudo sobre telemetria e como funciona.
Vamos lá.
O que é telemetria?
A telemetria é uma ferramenta de gestão que mede como os motoristas dirigem no dia a dia. Através dela, é possível saber quais os principais erros que cada um comete que levam ao consumo elevado de diesel e desgaste das peças, em qual parte da rota as infrações são maiores, por quanto tempo ele permanece na situação indevida, e várias outras informações.
E mais importante, monitorar se ele está dirigindo de forma segura, especialmente porque o cuidado com as pessoas é um dos pilares que guiam o transporte.
Trata-se de uma solução essencial para as garagens, ainda mais se você tem muitos gargalos com a gestão da sua frota.
Como funciona a telemetria?
Um módulo é instalado no veículo, junto a ele vários sensores que captam diversos itens pré-definidos na direção. Os dados passam a ser gerados em todas as viagens realizadas e são transmitidos para um sistema de monitoramento remoto.
A partir daí, é possível saber:
- A localização do veículo;
- Se o motorista está cumprindo a rota certa e dentro do tempo estimado;
- Se ele está dirigindo nos padrões corretos de direção;
- Onde e quando ele ultrapassou o limite de velocidade permitido, e diversas outras informações.
Como auxílio ao motorista, toda vez que ele conduzir fora dos padrões de direção econômica e segura, é emitido um alerta sonoro no cockpit do veículo, com o intuito de sinalizar para ele que alguma ação sua saiu fora do desejável.
Como alcançar economia com a telemetria?
A telemetria atua nos principais custos que assombram os gestores: combustível, manutenção e folha de pagamento.
Com o apoio dessa solução, o desempenho da frota passa a ser otimizado, uma vez que os motoristas praticarão uma direção focada em economia, tanto de combustível quanto de peças. Os alertas sonoros os lembrarão sempre que algo estiver não conforme.
Mudando o comportamento do motorista, a economia é alcançada. Sobretudo porque, as informações passarão a ser registradas, possibilitando a atuação pontual com os motoristas que precisam evoluir na condução.
Como a telemetria faz economizar diesel?
É simples: o condutor sabe que seu comportamento está sendo monitorado, então ele tende a aplicar as técnicas corretas. E vale lembrar que a ideia não é vigiá-lo ou engessá-lo, mas sim padronizar a operação.
Uma vez que a condução dele passa a ser registrada do início ao fim, o gestor terá em mãos relatórios que mostrarão o que eles estão fazendo para consumir mais combustível, como:
- Excesso de velocidade;
- Excesso de RPM;
- Veículo ligado e sem movimento por um período longo;
- Aceleração com veículo parado;
- Veículo na “banguela”.
Sendo assim, com esses números em mãos, o gestor pode fazer um plano de ação em cada um deles e melhorar os indicadores a partir da mudança de comportamento.
Quais são as outras vantagens além da redução de diesel?
O impacto no combustível é um dos primeiros a serem notados, mas há outros que são significativos, por exemplo:
- Redução do índice de manutenção corretiva, uma vez que o motorista dirigirá com mais prudência;
- Redução de socorros na estrada;
- Aumento da vida útil da embreagem, freio, pneus, etc;
- Mais segurança para os passageiros;
- Melhor programação de escalas, visto que é possível enxergar e equalizar melhor o time;
- Condução padronizada entre todos os motoristas;
- Maior controle sobre a rota que o motorista está fazendo, entre outros.
Como analisar as informações através da telemetria?
Acompanhar os resultados é essencial para alcançar a redução de desperdícios, e os dados da telemetria são possíveis de analisar de forma bem simples. Todas as informações da condução são armazenadas e compiladas em um software de gestão, que transformará os números em indicadores, exibidos em gráficos e tabelas dinâmicas.
Cada indicador dará uma informação a respeito da condução, um exemplo é o indicador Batendo Transmissão. Ao analisar os gráficos, se o número estiver elevado, significa que os motoristas estão dirigindo com uma marcha incompatível a velocidade, quando o câmbio fica trepidando. Com o tempo, essa prática pode causar problemas na caixa de marcha, por isso, enxergar isso antes evitará problemas futuros.
Como o motorista pode contribuir?
O resultado da telemetria é alcançado através da equipe de motoristas, então eles são a parte principal no processo. Para que eles assimilem esse novo padrão e enxergarem os benefícios para o seu dia a dia, é fundamental criar formas de motivá-los e fazer com que eles contribuam cada vez mais.
Incentivo para os motoristas é a chave do processo, bonificação financeira, folga no dia do aniversário, benefícios, brindes, são alguns exemplos.
Além de oferecer sempre treinamentos, muna-os de conhecimento para poderem aplicar.
A condução do motorista vai ficar engessada?
Isso é um mito, não fica engessado, fica padronizado. São criadas uma série de padrões de condução, que não vão forçar o veículo nem desgastar as peças. Mas a estratégia para dirigir cabe a cada motorista definir.
São listados os parâmetros, mas como atingir fica a critério de cada um. Eles próprios vão aprender novas formas mais gentis, calmas e eficientes para dirigir.
Qual a diferença entre rastreamento e telemetria?
O rastreamento é o monitoramento básico do veículo, medindo a apenas a localização. É uma ferramenta que dá segurança em casos de furtos, mas que não foca em reduzir combustível.
Já a telemetria, além de monitorar a localização, foca principalmente no comportamento do condutor, atuando nas práticas erradas de direção que levam ao desperdício de óleo diesel e alto índice de manutenções.
Em suma, rastreamento é um monitoramento geográfico e telemetria uma ferramenta de gestão.
Se eu tenho rastreamento, posso implantar a telemetria junto?
Sim, geralmente quem trabalha com os dois são agregadores de soluções, possibilitando conectar os dois tipos de tecnologia. O foco das soluções é diferente, apesar de terem funcionalidades em comum. Então ao contratar, analise qual se enquadra mais a sua necessidade.
Enfim, respondemos as principais dúvidas sobre telemetria e gestão de frotas. Mas se você ainda tem algum questionamento que não foi falado aqui, é só escrever nos comentários abaixo que te explicamos tudo.
Até a próxima!